sexta-feira, 1 de julho de 2011

Delicadeza rubra

Vestida com a cor da paixão, dotada de um perfume inconfundível, ela traz em seu invólucro uma pele macia de textura delicada e sadia. É impossível não se encantar com a leveza e o sabor dessa fruta chamada tomate.

Seja na salada, no hambúrguer, in natura, no suco, fatiado, em cubinhos, amassado, em molho ou mesmo para uso medicinal, o tomate se destaca pela versatilidade. Muito utilizado pela culinária mediterrânea, o alimento tem origem peruana e era muito consumido pelos Incas, Astecas e Maias. Mas foi na Itália, sempre na Itália... que o tomate ganhou popularidade.

Aquela fruta vermelha e suculenta é a “mola mestra” de receitas como as tradicionais macarronadas e, é claro, das tão amadas e idolatradas pizzas. O molho de tomate está para a pizza assim como as águas estão para os peixes. Ao vermos o caldo avermelhado derramando sobre a massa crua, exalando aquele perfume, é sinal de que coisa boa virá.

O tomate rodou pelo mundo e foi introduzido, cada vez mais, em receitas de culturas distintas. No Brasil, a fruta aterrissou, em grande estilo, nas nossas deliciosas receitas. Aqui, no Mr. Lenha, tratamos o tomate com o carinho que ele merece.  Faça como São Tomé: venha até aqui para provar e crer nas minhas palavras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário