sexta-feira, 22 de julho de 2011

Panini


No século XVIII, o inglês John Montagu, lorde de Sandwich, costumava virar as noites jogando carta com os amigos. Numa dessas noites inglesas, sentindo muita fome, pediu aos serviçais algo que fosse fácil de comer na mesa sem lambuzar as mãos. Serviram um bocado de carne entre dois pedaços de pão. Estarrecidos com a curiosa iguaria, os parceiros de carteado passaram a pedir “igual ao de Sandwich”. Assim, nascia o sanduíche e John Montagu levou toda a fama.

Hoje, com tantas formas, nomes e maneiras de preparo, o sanduíche ganhou características diferentes em cada país, em cada região. Surgiram o sanduíche americano, com queijo, presunto, ovo, alface, tomate e maionese; o Beirute, com pão sírio, rosbife, queijo, alface e tomate; o hambúrguer; o cachorro-quente; o misto quente; o Bauru e tantos outros.

Mas quando a moda chegou à Itália... Bem, os italianos, verdadeiros mestres da gastronomia, trataram de inventar o sanduíche deles, e presentearam o mundo com o panini. E como nós, aqui do Mr. Lenha, não negamos a admiração pela culinária da Velha Bota, escolhemos o panini para representar toda a gama de sanduíches do mundo. São quatro opções. Vai resistir?

Um deles vem com fatias finas de presunto Parma, uma saborosa e macia camada derretida de mozarela de búfala, tomates italianos suculentos cortados em cubo e uma aromática folha de manjericão para dar o toque final. Nem vou falar dos outros três, porque ainda não almocei. Vou correndo lá na cozinha. Já prepararam o meu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário