quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Um passeio pela Campânia

Saporoso i originale

O navio do Mr. Lenha acaba de aportar na Campânia, região da Itália que, de ponta a ponta, carrega um ar de fascínio e sedução, atraindo visitantes de todo o mundo. Banhada pelo mar Tirreno, foi presenteada pela natureza com ilhas, golfos, planícies, montanhas, além de um litoral exuberante.

Sua história é permeada pela influência de vários povos, como os romanos, normandos, bizantinos e espanhóis. Uma diversidade que salta os olhos, representada na arquitetura e na produção artística. Do medieval à Renascença, a vasta cultura campana apresenta nuances bem particulares, deixando a impressão de que, por mais que se esmere em conhecê-la, ainda haverá muito mais a se desvendar.  

A festiva e acolhedora comuna de Nápoles, capital da Campânia, contagia todas as vizinhas. Seja em Avellino, Benevento, Caserta ou Salerno, o alto astral é marca registrada do povo local. As pessoas não param em casa. As ruas, cheias e agitadas, possuem um charme especial. Por um momento de mera distração do visitante, é possível imaginar-se na Itália de décadas atrás. Um patrimônio riquíssimo a céu aberto.   

O estado de graça típico do povo da região refletiu na mais criativa e original cozinha italiana. Berço da famosa dieta do Mediterrâneo, Campânia foi palco da criação culinária mais famosa da Velha Bota. No ano de 1889, um famoso pizzaiolo napolitano criou a adorada e reverenciada pizza Margherita, produzida com as cores da bandeira italiana, em homenagem a rainha Margherita di Savoia.

E o melhor você ainda não sabe. Os segredos mais saborosos da cozinha campana foram revelados ao Mr. Lenha. Reproduzimos, com perfeição, suas deliciosas receitas. A tradicional pizza Margherita, por exemplo, é tratada como uma verdadeira rainha. A massa artesanal, farta e macia, vai ao forno à lenha coberta por uma generosa camada de mozarela fresca que dissolve na boca. Tomates vermelhos e suculentos são cortados em rodelas e postos sobre a redonda juntamente com folhas aromáticas de manjericão.

2 comentários:

  1. Pensa em um post que dá FOME!!!!rss

    Adoreii...já estou com vontade de comer esta pizza desde que eu li o livro comer, rezar e amar e a protagonista vai pra Napoles e deixa todo mundo com água na boca!!

    Gostei bastante do blog...estou seguindo..

    Passa lá no meu tbm
    http://www.my-literarylife.blogspot.com/

    bjs!

    ResponderExcluir
  2. Amei o blog e amei o post! Deu até fome :D

    Estou seguindo, me segue?http://jessyautorias.blogspot.com/

    ResponderExcluir