quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Um passeio por Abruzzo

La cucina speziata della montagna
 

Durante milênios, os ventos do Mar Adriático cortaram suas gélidas montanhas. A natureza desenhou picos e agulhas de cristal que montam o vasto litoral dessa terra de relevo irregular. Estamos falando de Abruzzo, região localizada no centro-oriental da Itália, que recebe a visita do Mr. Lenha para uma viagem, no mínimo, incomum.

O território curioso apresenta uma realidade distinta. Um contraste cultural, social e econômico de difícil compreensão. Para começar as tórridas diferenças, vale destacarmos que as terras do norte são populosas e urbanizadas. Já as do sul, conhecidas na Europa como “a região dos parques”, possuem campos silvestres e densas florestas protegidas por lei. E não para por aí! As províncias litorâneas de Teramo, Chieti e Pescara são ricas e modernas, enquanto a capital L’Aquila é renegada economicamente, mas carrega uma bagagem cultural fortíssima.

A capital é o cordão artístico de Abruzzo. A tradição, a sabedoria e as manifestações populares atraem pessoas de todo o mundo para a província. Os imponentes castelos, igrejas e monastérios seculares, os esplêndidos monumentos civis, religiosos, medievais e renascentistas, formam uma gama de surpreendentes tesouros arquitetônicos.

Toda festividade e calor humano se opõem ao clima predominantemente frio que desce pelas ladeiras verticais das montanhas. E é justamente dessa rigorosa e frígida temperatura que nasceu a fama da população de ser “diabolicamente picante”. Não entendeu? Então nós vamos explicar.

A gastronomia da região, apesar de ser bem simples, traz um ingrediente especial para aquecer o clima e a alegria das pessoas: a pimenta. Não, nós não estamos no México, estamos numa região montanhosa da Itália.

Os pratos do litoral levam peixes e, mais adentro, quem reina são as carnes vermelhas. Sempre com muita pimenta. Então, nada melhor que atravessar os mares e oceanos para trazer ao Brasil uma receita que aqueceria os mais friorentos habitantes de Abruzzo.

Um medalhão de filé mignon macio e suculento chega exalando um suave aroma. O molho roti, derramado sobre os pedaços de carne, acentua o cheiro, enquanto as pimentas verdes dão a ardência necessária para tornar a receita irresistível. Mas ainda não acabou! O prato recebe a companhia de uma massa tagliatelle artesanal com um excêntrico molho de limão siciliano.

Depois desta viagem eu posso sugerir um babador e um casaco?

Nenhum comentário:

Postar um comentário