Piccola e tradizionale
A pequena região de Molise, na Itália, guarda uma antiga e rústica aparência. E é por aqui que o Mr. Lenha acabou de atracar nessa segunda-feira. Uma terra caracterizada por castelos, lugarejos e cidadelas enraizadas nos cumes dos outeiros.
Para todo lugar onde se olha, é possível notar os traços da arquitetura medieval misturados às influências artísticas e culturais das regiões vizinhas de Lazio, Campânia, Abruzzo e Puglia. A população esbanja tranquilidade, simpatia e hospitalidade. Os grandiosos castelos contrastam com os labirintos de suas ruas. Uma gostosa viagem ao século XVI.
Dividida somente por duas províncias, Isérnia e Campobasso, Molise apresenta relevos e climas dos mais variados. Ao descer pelas frias montanhas, vagamos pelo clima ameno das colinas até chegarmos às calorentas planícies litorâneas do Mar Tirreno. É impossível não se apaixonar por esse charmoso e pequenino pedaço de terra!
Ao colocarmos em uma panela a miscelânea climática, a influência dos vizinhos, a vocação agrícola e os costumes do passado, o resultado é um delicioso prato bem temperado com aquele gostinho de antigamente. Essa é a gastronomia molisani: sabores fortes, perfumes vivos e a força vinda da simplicidade na preparação das massas. As mais antigas receitas regionais são conservadas pelas tradições gastronômicas que utilizam os mesmos ingredientes e fragrâncias de tempos longínquos.
Vamos então aproveitar esse verdadeiro mosaico gastronômico para enriquecer o nosso cardápio. Experimente o sabor rústico de Molise, que alia massa, vinho, tomate, alho, pimenta e ervas aromáticas. Em meio às pizzas, bruschettas, focaccias, calzones, cornicciones, pennes, tagliatelles, espaguetes, nhoques e paninis, existe uma massa fininha, chamada capellini. Vamos prepará-la de forma artesanal, salteando com frutos do mar e tomates frescos cortados em singelos cubos, sem deixar de lado as ervas, o azeite e o alho. Um convite irresistível ao pecado da gula. Esse Mr. Lenha!
Nenhum comentário:
Postar um comentário