quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Um passeio pela Sicília

Diversità italiana

O Mr. Lenha inicia hoje um saboroso passeio gastronômico pelas regiões da Itália. Vamos trazer receitas e ingredientes que utilizamos no nosso cardápio além de contar um pouco da história de cada recanto desse gracioso país.

O sul da Velha Bota é a nossa primeira parada. Mais especificamente, a aconchegante e aprazível ilha da Sicília. A região, ponto de encontro entre a natureza e a arte, é composta pelas províncias de Agrigento, Caltanissetta, Catania, Enna, Palermo, Messina, Ragusa, Siracusa e Trapani. Sua história é fascinante e marcada pela influência de grandes civilizações do Mediterrâneo. Ao longo dos séculos, árabes, gregos, fenícios, bizantinos, africanos, normandos, cartagineses, godos e, por fim, os romanos fincaram suas raízes culturais na bela terra.

Os centros urbanos de suas antigas colonizações, preservados até hoje, são testemunhas da diversidade de povos que já habitou a ilha. As arquiteturas barroca, renascentista e neoclássica estão presentes, com riqueza de detalhes, nas longas escadarias, estátuas ornamentais e artefatos trabalhados em ferro fundido. O clima quente favorece a beleza natural de uma das mais completas e fascinantes regiões italianas, berço da principal família mafiosa, a temida Cosa Nostra.

As suntuosas construções, as cores e a história já encantam. Imagine agora a culinária siciliana. A fantasia abre espaço ao apetite, transformando essa simples degustação de palavras numa ponte para o êxtase gastronômico.

Os ventos do Mediterrâneo e do Mar Tirreno ultrapassam a costa rochosa e fertilizam as terras sicilianas, onde o solo fértil de seus vales fornece sabores e aromas que presenteiam os pratos. A cozinha tem como base os produtos do campo, do mar e da pecuária, e possui influências dos colonizadores que lá pisaram.

Berço do carpaccio e das alcaparras, a Sicilia ainda se destaca por prover ervas frescas e perfumadas, como o alecrim, a erva doce e o orégano. Os queijos também estão presentes nas receitas. O mais famoso é o parmesão. Dentre os legumes, a berinjela é o preferido pelos chefs.

E nós, do Mr. Lenha, amantes declarados da deliciosa gastronomia italiana, trazemos o melhor da Sicília em nosso cardápio. Venha conhecer e saborear todas essas delícias!

2 comentários:

  1. Aqui vai uma sugestão para quem for comer pizza lá: Pizza Rústica (mussarela, presunto de parma, rúcula e parmesão grana padano). Excelente!

    Ahhh, para quem vai almoçar, amanhã(sexta) é dia de feijoada além das opções normais do dia-dia.

    ResponderExcluir
  2. é minha nora esta com tudo,seu restaurante esta muito conceituado na Barra,PARABÉNS ANDRÉIA,abraços Mercedes,Beijos Camillinha.

    ResponderExcluir