quinta-feira, 15 de setembro de 2011

O pão italiano

Quando os Cartagineses fundaram, às margens do Mar Mediterrâneo, a comuna italiana de Gênova – na região de Ligúria, por volta de 209 a.C. – jamais imaginariam que ali nasceria, durante o Império Romano, o mais famoso pão da Itália.

Estamos falando da focaccia! O tradicional e saboroso pão italiano é apresentado em duas versões: al formaggio e salata, ambas disponíveis no cardápio do Mr. Lenha. A primeira, recheada com queijo ou algum outro ingrediente à escolha do comensal e a segunda, preparada apenas com sal grosso e alecrim.

Os mais apurados paladares se curvariam diante da nossa focaccia salata artesanal saindo do forno à lenha. A superfície dourada e crocante combina com a massa, macia por dentro. Como cobertura, o sal grosso e o alecrim dão o delicioso toque da tradição italiana.

E ainda reservamos três acompanhamentos para enriquecer o antepasto: o tapenade, preparado com azeitona preta, aliche, alho, azeite e limão siciliano; a conserva de berinjela com pimentão vermelho e pimenta do reino e a pasta de atum, feita com maionese, salsa e cebolinha.

A culinária italiana nos presenteou com as melhores receitas e o Mr. Lenha agradece, à altura, com qualidade e sabor. Na próxima postagem, vamos conhecer a focaccia al formaggio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário