segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Brasil e Itália juntos e misturados

Quando duas culturas diferentes se encontram, há um choque inicial em que tudo é novidade, desde a língua aos costumes. Mas a troca de informações acaba por enriquecer ambas as partes. E na cozinha não podia ser diferente. Receitas típicas de um país ganham novas versões ao aportarem em outras terras.
                                           
No Brasil, por exemplo, temos inúmeras receitas internacionais que, ao desembarcarem por aqui, acabam virando pelo avesso. Mas, no final, ficam boas demais. Vamos juntar então a tradicional cozinha italiana com a criativa culinária tupiniquim?

Ok, vamos lá! Da região da Lombardia, na Itália – onde se localizam a luxuosa cidade de Milão, a badalada província de Monza e os belos campos floridos de Lodi – nasceu o famoso risoto, prato adorado pelos brasileiros. Pois bem, nós, no Mr. Lenha, misturamos o prato típico da Lombardia com a arretada cozinha nordestina.

Dessa excêntrica combinação, que une o charme italiano ao calor, simpatia e felicidade do brasileiro, surgiu uma receita de fazer a Ana Maria Braga se esconder debaixo da mesa para saborear: o risotto di carni secchi i zucca, ou, se preferir, risoto de carne seca com abóbora. Podemos chamá-lo também de risoto de jabá com jerimum, como a carne seca com abóbora é mais conhecida lá no Nordeste.

Ficou com água na boca? Dá então um pulinho aqui no Mr. Lenha e surpreenda o seu paladar com esse sabor que mistura duas culturas tão fascinantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário