segunda-feira, 22 de agosto de 2011

A arte da gastronomia

A mola mestra das mais belas obras de arte chama-se sentimento. Em cada cor pintada, em cada expressão moldada, em cada cena gravada, em cada palavra cantada há uma excessiva dose de emoção em que o artista expressa o amor, a raiva, a paixão de uma forma que talvez só ele entenda, mas que muitos podem admirar.

O pincel dança pela tela de Monet como se fosse uma bailarina sob os holofotes do Theatro Municipal. As cores se destacam nas obras de Picasso como os versos de Vinicius de Moraes, enquanto Gene Kelly cantava na chuva usando as telas de cinema como palco para um show musical. O que dizer das esculturas de Michelangelo, que ganhavam vida com gestos e expressões que mais pareciam uma atuação de Paulo Autran?

Quando falamos de arte, logicamente vem à mente os enigmáticos quadros de Leonardo Da Vinci, os hilariantes filmes de Charles Chaplin, as divertidas músicas de Noel Rosa, os irônicos versos de Luis Fernando Veríssimo, as perfeitas esculturas de Aleijadinho, os passos delicados de Ana Botafogo e as emocionantes atuações de Sérgio Britto. Essas são as sete mais fortes expressões de arte. Mas a arte vai muito além desses sete pilares. Está em cada gesto de carinho, em cada brincadeira de criança, em cada tempero salpicado num prato.

Poderíamos citar a oitava, a nona, infinitas artes, que fazem a vida valer a pena. Poderíamos citar um instinto básico de cada ser vivo como uma arte. Sim, a arte de comer!

Degustar um prato vai muito além de um simples ato mecânico de sobrevivência. Experimente fazer uma pizza como nós do Mr. Lenha fazemos, com a mesma paixão que se escreve um verso. Adicione o molho com a leveza de uma dançarina, acrescente a cobertura como se estivesse pintando o mais belo dos quadros, decore a massa com a precisão de um escultor, faça do forno uma tela de cinema. Depois de pronta, faça de sua mesa um palco. Certamente, você ouvirá belas sinfonias a tocar enquanto saboreia cada pedaço de sua obra-prima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário