quarta-feira, 22 de junho de 2011

A verdadeira história da pizza


Na grande lista de comidas típicas, nos vem logo à cabeça a nossa feijoada brasileira, o hambúrguer americano, o churrasco argentino, os nachos mexicanos, o sushi japonês, as tapas espanholas, o bacalhau português, o chucrute alemão, o escargot francês, o ceviche peruano e a pizza italiana. Epa, pizza italiana!?

Pode parecer estranho, mas o prato símbolo da Velha Bota não nasceu na Itália. Que tal conhecer um pouco mais dessa delícia, carro-chefe aqui do Mr. Lenha?

Nas areias que já foram palco da bela rainha Cleópatra e do enigmático rei Tutancâmon, nasceu uma fina massa em formato de disco chamada “piscea”, surgindo daí o nome pizza. De acordo com a história, a iguaria de origem egípcia, tem mais de seis mil anos, e era temperada com ervas locais, com uma textura semelhante ao pão sírio. Isso quer dizer que a pizza é mais antiga que as Pirâmides de Gizé: Quéops, Quéfren e Miquerinos.

Milhares de anos se passaram até a massa egípcia chegar ao Velho Continente. Os italianos, por sua vez, a acolheram tão bem que hoje é símbolo da culinária do país. Mas foi em Nápoles, no ano de 1889, que recebeu os ingredientes que a tornaram famosa em todo o mundo.

Os reis italianos Umberto I e Margherita foram visitar a ensolarada cidade de Nápoles, na região de Campânia, onde as pizzas já faziam sucesso, mas ainda em um formato anterior ao atual. Foi então que um entusiasta pizzaiolo, chamado Raffaele Espósito, acrescentou sobre a massa, molho de tomate, mozarela, rodelas de tomate e manjericão. Essa história, contada aqui no blog no dia 13 de maio, marcou o nascimento da pizza no formato que conhecemos até hoje. Para relembrar clique aqui.

2 comentários:

  1. eu queria o contato de quem escreve estes textos

    ResponderExcluir
  2. Entre em contato através do e-mail mercadodacomunicacao@mercadocom.com.br

    ResponderExcluir