terça-feira, 7 de junho de 2011

Uma fornada fresquinha


Um fio dourado desce pela ponta da garrafa de azeite até banhar um delicioso pão italiano fresco e crocante. Cubinhos de tomates vermelhos e suculentos, acrescidos pelo sabor do alho e pelo aroma do manjericão completam, com perfeita harmonia, um dos mais famosos antepastos italianos, a deliciosa e tradicional bruschetta.

Mas vem depressa que está para sair outra fornada fresquinha. Quando é retirada do forno à lenha, o cheiro se espalha por toda a casa. É impossível esconder o encantamento. Não há como conter o desejo de dar uma mordiscada, enquanto o aroma aguça o paladar e desperta os nossos sentidos mais primitivos.

A bruschetta nasceu na Itália, na fronteira de duas regiões que se contrastam. De um lado, banhada pelo mar Adriático, a rústica e introspectiva região de Abruzzo, marcada pelos montes Apeninos e cercada por vales e montanhas. Do outro lado, a badalada vizinha Lazio, cuja capital é a movimentada província de Roma. A beleza e a agitação da Fontana de Trevi e do Coliseu se chocam com a calmaria das tenras montanhas e dos pastores locais.

As regiões do Lazio e de Abruzzo cortam a Itália de lado a lado, do mar Adriático ao mar Tirreno. E dessas regiões, surgiu a bruschetta, receita tão adorada na Velha Bota e reproduzida à altura por nós, aqui do Mr. Lenha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário