quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Um passeio pela Toscana

Il più bello d'Italia


As portas da mais bela região da Itália se abrem. E o Mr. Lenha embarca em uma fantástica viagem pelas belezas naturais, artísticas, culturais, arquitetônicas e gastronômicas da Toscana.

Composta pelas províncias de Arezzo, Florença, Grosseto, Livorno, Lucca, Massa-Carrara, Pisa, Pistoia, Prato e Siena, dá para entender porque a Toscana é a região mais visitada da Velha Bota. Ela é simplesmente o centro artístico e cultural da Itália. Seu território é formado, em grande parte, por doces colinas arredondadas, campos floridos, gigantescas catedrais, suntuosos castelos renascentistas, românicos e góticos, além de uma extraordinária paisagem litorânea.

Toda a região respira cultura. E não é para menos! Foi lá que nasceu o idioma italiano moderno, isso graças à forte influência das obras de Dante Alighieri, por volta do século XIII, que publicava livros em italiano num tempo em que a língua predominante era o latim, idioma oficial do Império Romano.

A beleza natural da Toscana harmoniza perfeitamente com as rústicas e gigantescas construções medievais, preservadas ao longo dos séculos. O patrimônio artístico e cultural é ainda mais rico. A região foi berço de nomes como Da Vinci e Michelangelo.

Por ter sido território francês até a queda de Napoleão Bonaparte, em 1814, a Toscana traz uma mescla da culinária italiana com a francesa. O molho bechamel, o crepe Suzette e a salamoia atravessaram as fronteiras francesas para ganharem as cozinhas toscanas.

Os pães se destacam com receitas tradicionais das regiões vizinhas. Ciabatta, pugilese, panettone, bruschetta, panini e focaccia estão presentes nas mesas da Toscana, mas sempre com muito alecrim, alho, salsinha, manjeri­cão, azeite e tomate.

E essa variedade de pães, nós conhecemos muito bem. No nosso cardápio de entrada, a focaccia chega do jeito que o povo da Toscana gosta. O pão tem superfície dourada e crocante, que combina perfeitamente com a massa macia. Como cobertura, o sal grosso e o alecrim dão o delicioso toque da tradição italiana. A entrada leva ainda  três acompanhamentos: o tapenade, preparado com azeitona preta, aliche, alho, azeite e limão siciliano; a conserva de berinjela com pimentão vermelho e pimenta do reino e a pasta de atum, feita com maionese, salsa e cebolinha.

Venha ao Mr. Lenha e deguste toda a tradição e a beleza da Toscana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário