segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Um passeio pela Sardenha

Intoccabile patrimonio della storia e della tradizione


O Mr. Lenha desembarca na Sardenha, uma das maiores ilhas do mediterrâneo. A região, isolada por longos séculos, é conhecida com um “lugar fora do tempo e da história”, definição do escritor inglês David Herbert Lawrence, apaixonado pela Itália.

A distância do continente fez com que a ilha desenvolvesse uma civilização completamente autônoma das demais regiões da Velha Bota. Para sobreviverem à ameaça de navegadores estrangeiros, como fenícios, romanos e árabes, os sardos optaram pelo completo isolamento, deixando o litoral abandonado.

Imune aos invasores, a região manteve estilos arquitetônicos próprios, sem influências externas. Os casebres se misturam aos castelos medievais, construídos em meio a um território montanhoso e irregular, composto pelas províncias de Caglilari, Carbonia-Iglesias, Medio Campidano, Nuoro, Ogliastra, Olbio-Tempio, Oristano e Sassari. Por outro lado, as belas praias, banhadas por águas cristalinas, não conquistaram os nativos, mas atraem turistas de todo o mundo, que vão atrás de uma beleza rústica e fascinante.

Ao longo da história, a Sardenha dedicou-se à agricultura e à pecuária. Hoje, corresponde a um terço de toda criação de ovinos da Itália. Seus vinhos, queijos e temperos são apreciados em todo o mundo. A região, fechada e reservada, tem uma forte tradição familiar, responsável por uma culinária artesanal e muito saborosa.

E já que tocamos no assunto, vamos entrar na cozinha da Sardenha e conhecer algumas receitas milenares. Os pilares gastronômicos são as carnes, os pães, os laticínios, os salames e as verduras. Tudo produzido no interior da região.

A maravilhosa mescla de carne com massa é uma especialidade dos sardos e, modéstia à parte, nossa também. Aqui, no Mr. Lenha, reservamos, especialmente para você, uma iguaria que carrega fortes traços da charmosa ilha italiana. A receita de Medaglione al pepe verdi vem com um medalhão macio e suculento de filé mignon com molho roti derramado sobre os pedaços de carne. Pimentas verdes acentuam o sabor com uma ardência sutil. Para ficar ainda mais irresistível, nosso prato leva uma massa tagliatelle artesanal com um excêntrico molho de limão siciliano.

É melhor parar por aqui, porque você já deve estar com água na boca. Venha então experimentar uma de nossas receitas artesanais. Você vai ser nosso fã de carteirinha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário