sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Um passeio pela Emilia-Romagna

La cucina d'Italia


Separe as panelas, aqueça o forno, arrume os talheres, prenda o babador e prepare-se para uma viagem ao estômago da Itália. O Mr. Lenha embarca na região de Emilia-Romagna, palco de tradições históricas, musicais e, é claro, de vasta e rica gastronomia.

Castelos, basílicas, batistérios, mausoléus, mosaicos, estátuas, palácios e grandes praças marcam a magnífica arquitetura da região. Na economia, predominam a força da agricultura e o poder do turismo. Os visitantes vislumbram suntuosas construções, além de muito sol, mar, diversão e... comida. Sim, Emilia-Romagna é a cozinha da Itália. Sua culinária é tão importante para o país quanto as pizzas e os espaguetes napolitanos.

Formada pelas províncias de Bologna, Ferrara, Forli-Cesena, Modena, Parma, Piacenza, Ravenna, Reggio-Emilia e Rimini, a região é o berço de riquezas gastronômicas como capeletti, tagliatelle, lasanha, tortellini, pappardelle, ravióli, mortadela, vinagre balsâmico, presunto de Parma e queijo grana padano.

De um lado as montanhas, de outro, as planícies litorâneas. E essa divisão reflete também na cozinha: por motivos históricos, a Emilia desenvolveu um paladar mais refinado. Já a Romagna aprecia receitas simples e populares. Mas a união dessas duas culinárias tão distintas transformou a região de Emilia-Romagna num paraíso gastronômico.

Obviamente que um tesouro como este não passaria despercebido pelo nosso cardápio. O Mr. Lenha trabalha com ingredientes típicos da região. Que tal, de entrada, a nossa tradicional focaccia grana padano, preparada com uma massa coberta com queijo grana padano e assado no forno à lenha? Outra opção irresistível é o panini, sanduíche tipicamente italiano, preparado com presunto Parma, mozarela de búfala, manjericão e tomate. E para deixá-lo com mais água na boca, apresentamos a saltimboca ao Guto Lopes, um prato delicioso, que leva filé mignon com presunto Parma e sálvia ao molho de cogumelos acompanhado de arroz de brócolis.

Emilia ou Romagna? Na dúvida, fique com as duas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário