segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

O tom vermelho do carpaccio


O Mr. Lenha embarca numa história que envolve pintura e gastronomia numa mescla de beleza e sabor. A genialidade humana se encontra nas telas e nos pratos. Prepare-se para seduzir os olhos e encantar o paladar.

Na apaixonante província de Veneza, na Itália, entre os séculos XV e XVI, surgia um pintor renascentista, que transportava para as telas sua devoção religiosa. Vittore Carpaccio ficou conhecido por pintar um ciclo de obras chamado “Lenda de Santa Úrsula”, que contava, em nove painéis, a história da santa católica.

Mas o pintor não obteve reconhecimento de seus contemporâneos. Somente no período do Romantismo que os significados espirituais, oníricos e líricos de suas obras foram exaltados. Vittore Carpaccio deixava de lado o delineamento perfeito. Ele pintava em tons avermelhados de luminosidade quente e dourada.

E não é que o seu vermelho pitoresco lhe rendeu uma homenagem gastronômica por volta de 1950. Uma receita à base de carne crua, daquelas bem avermelhadas, cortada em finas tiras foi batizada como carpaccio. E o nome do pintor veneziano, já eternizando nas galerias e museus, será lembrado, para sempre também, em cardápios e receitas.


O carpaccio, aqui do Mr. Lenha, é preparado com finíssimas lâminas de carne vermelha rabiscada com azeite, com lascas de parmesão e alcaparras. Para acompanhar, um artesanal e crocante corniccione, pão tipicamente italiano.

Que tal saborear o nosso carpaccio em homenagem ao grande pintor?

Nenhum comentário:

Postar um comentário