quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Que acaso delicioso!

Diz a máxima que acidentes acontecem nas melhores famílias. Mas na história do surgimento do brownie, pode-se dizer que acidentes acontecem nas melhores cozinhas.

Entre as diversas versões acerca do primeiro brownie preparado no mundo, a mais conhecida vem dos Estados Unidos. E acredite se quiser! Essa deliciosa sobremesa jamais existiria não fosse o descuido de um cozinheiro, que se esqueceu de adicionar fermento na receita enquanto fazia um bolo de chocolate. Para não admitir o erro, o espertinho cortou o bolo em vários quadrados e serviu, dizendo que havia criado um novo doce. Eis que todos adoraram a armação, digo, a invenção!

A moderna e acidental receita se espalhou pelo mundo e ganhou algumas adaptações. E nós, do Mr. Lenha, não poderíamos deixar essa delícia fora do nosso cardápio de sobremesas.

A beleza do brownie chama a atenção: um bolo macio de chocolate com nozes que dissolve na boca. A guloseima é servida quente e acompanhada de uma bola de sorvete de creme coberta com calda de chocolate. As finas tiras de amêndoas, colocadas por cima, dão o toque final à sobremesa, que leva ainda uma cereja de enfeite.

Quando vier aqui se aventurar, não esqueça de trazer um babador!

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Doce que te quero doce

No século XVII, quando grandes embates moldavam mapas e povos, o monarca francês Luis XIV tomou uma importante decisão, que mudaria o curso das refeições em todo o planeta: ele serviu a primeira sobremesa de que se tem notícia, logo depois de um banquete. Antes disso, os doces eram preparados somente para as grandes festas no reino. E os pratos eram postos todos sobre a mesa.
                                               
A ordem, adotada pelo monarca, se espalhou pela Europa como símbolo de riqueza e de nobreza até ganhar o mundo. Nós, do Mr. Lenha, agradecemos a interferência do rei francês e preparamos um cardápio de sobremesas repleto de delícias, pelo qual até Luis XIV iria se apaixonar.

Para dar início à sedução, apresentamos a polpa de papaia com sorvete, servido com creme de cassis. Outra tentação é o bolinho macio e quente recheado com chocolate cremoso e acompanhado de sorvete de creme com calda de chocolate. A banana assada no forno à lenha, salpicada de canela e açúcar com duas bolas de sorvete e cereja amplia o nosso leque. E o que falar das frutas da estação e do nosso brownie?

As pizzas doces também são uma delícia. Nossas massas artesanais ganharam três sabores para adoçar o paladar dos doçólatras de plantão. Quando o forno anuncia a chegada da pizza duas caras, não há quem deixe de arregalar os olhos desejando a redonda, que leva raspas de chocolate ao leite e de chocolate branco. Já a tradicional pizza Nacional vem com rodelas finas de banana acompanhadas de canela e açúcar.

E para encerrar com chave de ouro, digo, de chocolate, a nossa pizza de nutella com sorvete é capaz de proporcionar as mais sublimes sensações. A massa farta e macia, de superfície crocante, estala a cada mordida. O delírio intensifica quando a mozarela se mistura a uma generosa camada cremosa de nutella. As rodelas douradas de banana e as bolas de sorvete de creme complementam essa verdadeira arma de sedução.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Um passeio pela Sicília

Diversità italiana

O Mr. Lenha inicia hoje um saboroso passeio gastronômico pelas regiões da Itália. Vamos trazer receitas e ingredientes que utilizamos no nosso cardápio além de contar um pouco da história de cada recanto desse gracioso país.

O sul da Velha Bota é a nossa primeira parada. Mais especificamente, a aconchegante e aprazível ilha da Sicília. A região, ponto de encontro entre a natureza e a arte, é composta pelas províncias de Agrigento, Caltanissetta, Catania, Enna, Palermo, Messina, Ragusa, Siracusa e Trapani. Sua história é fascinante e marcada pela influência de grandes civilizações do Mediterrâneo. Ao longo dos séculos, árabes, gregos, fenícios, bizantinos, africanos, normandos, cartagineses, godos e, por fim, os romanos fincaram suas raízes culturais na bela terra.

Os centros urbanos de suas antigas colonizações, preservados até hoje, são testemunhas da diversidade de povos que já habitou a ilha. As arquiteturas barroca, renascentista e neoclássica estão presentes, com riqueza de detalhes, nas longas escadarias, estátuas ornamentais e artefatos trabalhados em ferro fundido. O clima quente favorece a beleza natural de uma das mais completas e fascinantes regiões italianas, berço da principal família mafiosa, a temida Cosa Nostra.

As suntuosas construções, as cores e a história já encantam. Imagine agora a culinária siciliana. A fantasia abre espaço ao apetite, transformando essa simples degustação de palavras numa ponte para o êxtase gastronômico.

Os ventos do Mediterrâneo e do Mar Tirreno ultrapassam a costa rochosa e fertilizam as terras sicilianas, onde o solo fértil de seus vales fornece sabores e aromas que presenteiam os pratos. A cozinha tem como base os produtos do campo, do mar e da pecuária, e possui influências dos colonizadores que lá pisaram.

Berço do carpaccio e das alcaparras, a Sicilia ainda se destaca por prover ervas frescas e perfumadas, como o alecrim, a erva doce e o orégano. Os queijos também estão presentes nas receitas. O mais famoso é o parmesão. Dentre os legumes, a berinjela é o preferido pelos chefs.

E nós, do Mr. Lenha, amantes declarados da deliciosa gastronomia italiana, trazemos o melhor da Sicília em nosso cardápio. Venha conhecer e saborear todas essas delícias!

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Focaccia di Recco


A pequena comuna italiana de Recco, localizada na rústica região de Ligúria, possui um relevo irregular e singelos casebres. Suas ruas petrificadas são estreitas e seu clima tropical combina perfeitamente com as lindas praias.

Mas o que teria esta modesta cidade de tão importante?

Se Gênova foi o berço do mais famoso pão italiano, Recco foi o palco para uma deliciosa adaptação da iguaria. Ali nasceu a versão recheada da focaccia, conhecida como al formaggio.

Falamos do post anterior sobre a focaccia salata de origem genovesa, coberta com sal grosso e alecrim. A bola da vez é a irmã caçula, focaccia al formaggio, também presente no nosso cardápio.

O tradicional pão é preparado de forma minuciosa no forno à lenha e ganha uma cobertura suculenta do queijo italiano Grana Padano, de sabor fresco e frutado, que acrescenta à massa um sabor suave e uma textura lisa. A superfície crocante do pão estala com a mordida, enquanto o queijo derrete e o interior da focaccia dissolve em sua boca.

Depois de sonhar com nossa receita, venha conhecê-la pessoalmente aqui no Mr. Lenha. Experimentar a focaccia Grana Padano é a certeza de que sonho algum supera o sabor da realidade.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

O pão italiano

Quando os Cartagineses fundaram, às margens do Mar Mediterrâneo, a comuna italiana de Gênova – na região de Ligúria, por volta de 209 a.C. – jamais imaginariam que ali nasceria, durante o Império Romano, o mais famoso pão da Itália.

Estamos falando da focaccia! O tradicional e saboroso pão italiano é apresentado em duas versões: al formaggio e salata, ambas disponíveis no cardápio do Mr. Lenha. A primeira, recheada com queijo ou algum outro ingrediente à escolha do comensal e a segunda, preparada apenas com sal grosso e alecrim.

Os mais apurados paladares se curvariam diante da nossa focaccia salata artesanal saindo do forno à lenha. A superfície dourada e crocante combina com a massa, macia por dentro. Como cobertura, o sal grosso e o alecrim dão o delicioso toque da tradição italiana.

E ainda reservamos três acompanhamentos para enriquecer o antepasto: o tapenade, preparado com azeitona preta, aliche, alho, azeite e limão siciliano; a conserva de berinjela com pimentão vermelho e pimenta do reino e a pasta de atum, feita com maionese, salsa e cebolinha.

A culinária italiana nos presenteou com as melhores receitas e o Mr. Lenha agradece, à altura, com qualidade e sabor. Na próxima postagem, vamos conhecer a focaccia al formaggio.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Banana na Lenha


A fruta mais consumida no mundo, a simples e adorável banana, vira protagonista aqui no Mr. Lenha. Nossas tradicionais massas cedem espaço e abrimos as cortinas para uma apresentação saborosa.

O forno à lenha entra em ação para a atraente e inconfundível iguaria dos trópicos demonstrar toda a sua doçura. Apenas uma musa poderia reunir tantos predicados.

E a fama da versátil fruta não se limita à gastronomia. A amarelinha ganhou papel principal em situações cômicas do cinema, nas animações, nos quadrinhos e nos desenhos animados. Basta colocar uma casca de banana no caminho do personagem para este ir ao chão. É só lembrarmos dos Três Patetas!

E por falar em saudade, como reverenciar a banana sem recordar da Pequena Notável Carmen Miranda? Ela fez do fruto um adorno para a cabeça e a figura de destaque em suas músicas e espetáculos.

Yes, nós temos banana com polpa macia e doce, acrescida de canela e açúcar e levada ao forno à lenha para ganhar uma cor dourada. A banana sai quentinha, espalhando o aroma característico pelo salão, ganhando duas generosas bolas de sorvete. Dizem que o que já é belo não precisa de enfeite, mas acrescentamos ainda duas lindas cerejas.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

O cardápio nos versos do poeta


Bem vindo ao Mr. Lenha!
Aqui o cardápio vira poema.
Fique à vontade e escolha a mesa.
De entrada, focaccia, corniccione,
Bruschetta, antipasti, carpaccio e calabresa.
Comer é uma arte!
Deguste o prato e não se apresse.
Que tal começar pela salada caprese?
Para que você se anime,
Entre as massas temos espaguete, nhoque,
Tagliatelli, penne e capellini.
Nosso molho é uma beleza!
Pode escolher entre quatro queijos e bolonhesa.
Tem também o carbonara, rabiatta, pesto,
Além da delícia que é o molho de tomate seco.
Risoto igual ao nosso no mundo não há nenhum.
Temos de camarão com queijo brie,
Risoto de caprese e de jabá com jerimum
No almoço também servimos bufê,
Receitas diárias e caseiras para você.
Temos também receita italiana
Presente no cardápio de carne vermelha:
Saltimboca, filé mignon ao funghi e à parmeggiana.
Após às 18h, o forno aquece.
Um delicioso aroma toma conta do salão,
O apetite agradece.
É o início da tão esperada Degustação.
Um convite tentador que atiça.
Impossível não querer experimentar
Todos os sabores de pizza.
Vir ao Mr. Lenha é a certeza
De se deleitar com receitas originais,
Massas e molhos artesanais.
E encerrar com uma deliciosa sobremesa.

Mr. Lenha na mídia




segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Música para abrir o apetite


O cardápio musical está servido. Laços que unem a música à gastronomia trazem versos que abrem o apetite e aguçam uma sensação única, que liga a audição ao paladar em perfeita harmonia: o desejo, que desperta enquanto toca uma canção e deleita-se diante de um repertório de lamber os beiços.

Pode parecer estranho, mas grandes compositores da Música Popular Brasileira prepararam um verdadeiro banquete:

“No tabuleiro da baiana”, de Ary Barroso, tem vatapá, cururu, mugunzá, umbu, além de muito suingue e malemolência. Já a “Feijoada completa”, de Chico Buarque, é bem refogada e leva bastante torresmo, linguiça, paio, carne seca e toucinho, acompanhada de arroz, farofa, malagueta, laranja seleta e couve mineira. A poesia de Chico remonta às tradicionais feijoadas festivas de domingo, regadas a boa comida, bebida gelada e grandes amigos.

Como não lembrar do “Vatapá”, de Caymmi, ou das iguarias típicas do mar em “Peixe com coco”, cantada, com primazia, por Clara Nunes? A saudade de comer também virou samba na voz de Simone com “Tô voltando”. Sua letra retrata o amor, a paixão e, em meio a tudo isso, a falta que faz aquele rango caseiro.

Os divertidos versos de Noel Rosa não poderiam ficar de fora. O poeta da Vila descreve, com Braguinha, em “Prato fundo”, os hábitos alimentares de uma família que, de tão esfomeada, precisa de pratos fundos para dar conta de tamanha comilança. Erasmo Carlos seguiu a mesma linha de Noel e cantou a fartura em “O Comilão”. Por outro lado, Aldir Blanc e João Bosco compuseram a escassez em “O Rancho da Goiabada”, que fala sobre a comida dos sonhos.

Inspirados em culinária, Aldir Blanc e João Bosco tiveram ainda a ideia de juntar linguiça, paio, bolo de fubá, chimarrão, angu e mexilhão em “Linha de passe”. A obra é uma mistura cozida, assada, frita e bem temperada de dar água na boca. Mas com tantos pratos, faltaram os doces. Como não lembrar, então, de “Chocolate”, de Tim Maia? E nem adianta vir com guaraná!

Além de chocolate, tem algo mais para sobremesa? “Yes, nós temos bananas” para adoçar os ouvidos. A marchinha de Braguinha ficou eternizada na voz da Pequena Notável Carmem Miranda.

Quantas obras nos presenteiam com versos que soam tão deliciosos quanto os ingredientes das mais saborosas receitas! E nós, do Mr. Lenha, prestamos uma singela homenagem àqueles que mesclam, com tanta paixão, gastronomia e música.

Sirvam-se à vontade!

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Palco perfeito


Como falar do Mr. Lenha sem homenagear o Rio de Janeiro? No ano 2000, demos o ar da nossa graça nessa terra de gente feliz, com sol e praia o tempo inteiro. O bom gosto pediu passagem e escolhemos o mais belo dos palcos para desfilarmos os mais deliciosos pratos.

As calçadas musicadas de suas ruas encantam os ouvidos e embalam o corpo, desde o chorinho da Praça Onze, passeando pela Bossa Nova dos bares, até chegar às rodas da Lapa boêmia. Samba? Tem de domingo a domingo. O verde se mistura ao rosa e a Mangueira entra na avenida enquanto o azul e branco do céu anunciam a chegada da Portela.

O Maracanã lotado é festa para todo lado. As arquibancadas viram tela pintada em aquarela. As ruas se tornam passarela e nossa casa, uma vitrine das mais belas. A selva de pedra expõe em suas arestas imponentes florestas, mostrando que a cidade cresce, mas a rica mata permanece. 

Um local tão cosmopolita traz uma gastronomia extremamente rica. E nossas deliciosas receitas não poderiam ter escolhido local mais apropriado para morar. Viva a Cidade Maravilhosa!