segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Um passeio por Puglia

Regione che dà orgoglio 


O cruzeiro do Mr. Lenha por terras italianas desembarca hoje num paraíso esculpido ao sul do país, a região de Puglia, o famoso “salto” da Velha Bota. Suas terras são cortadas por montanhas, bosques e colinas, tudo cercado pelos límpidos mares Jônico e Adriático.

Na comuna de Bari, capital de Puglia, os habitantes têm tanto orgulho da beleza local que dizem: “Se Paris tivesse mar, seria uma pequena Bari”. Isso mostra todo o amor pela terra natal aliado ao senso de humor típico da região. A mescla bem sucedida da modernidade com a cultura de raízes antigas, a transformou em um dos principais centros econômicos da Itália.

Passeando por suas províncias e contemplando cada recanto descoberto em suas comunas, vamos além do encantamento provocado por sua exuberância e nos deparamos com uma história riquíssima. Ao longo dos séculos, um repertório de povos habitou seu território e o presenteou com uma diversidade majestosa. As cidades possuem fortes heranças artísticas, além das deslumbrantes arquiteturas barrocas expostas nas igrejas e de traços romanos presentes em rústicas construções tipicamente medievais.

E já que falamos das artes, vamos entrar na artística cozinha pugliese e nos envolver com o fascinante leque culinário que ultrapassa o limite do apetite. A gastronomia da região é feita basicamente do que nasce em suas terras somado ao que se pesca no mar.

A culinária se baseia em quatros saborosos pilares, responsáveis pelo aroma, ingrediente e tradição: azeite, trigo, verduras e hortaliças. Ingredientes como brócolis, couve, rúcula, chicória e berinjela recebem os frutos do mar como ostras, mexilhões e peixes variados que incrementam ainda mais a apetitosa gastronomia. As oliveiras nascem ricas em frutos, contemplados pelo forte Sol, brisas suaves e solo fértil. As azeitonas são carnudas e deliciosas, perfeitas matérias-primas de azeites densos, dourados e saborosos. Já os grãos são utilizados na preparação dos pães macios e gostosos.

E claro que o Mr. Lenha soube extrair detalhes deliciosos da cozinha pugliese e montou um antepasto de dar água na boca. Experimente o nosso antepasto preparado com três acompanhamentos: o tapenade, com azeitona preta, aliche, alho, azeite e limão siciliano; a conserva de berinjela, com pimentão vermelho e pimenta do reino; e a pasta de atum com salsa e cebolinha. Todos servidos com uma deliciosa focaccia salpicada de alecrim.

Um comentário:

  1. muito bom blog http://filmes-xat-radio-max-amigoss.blogspot.com/ se puder vizitar

    ResponderExcluir