segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Um passeio pela Calábria

Sorprendente sapore

Nós, do Mr. Lenha, vamos hoje a um lugar repleto de surpresas: a região da Calábria. Uma estreita península no extremo sul da Itália, banhada pelos mares Tirreno, Jônico e Mediterrâneo. Uma genuína pérola, acolhida por montanhas e beijada pelo litoral.

Famosa por seus contrastes, ao mesmo tempo, foi castigada e presenteada pela natureza. Agraciada com rios torrenciais, lagos límpidos e cristalinos, lindos campos e clima quente em boa parte do ano, a Calábria também sofre com impetuosas chuvas e um inverno rigoroso. Seu litoral, de costa rochosa, convive harmoniosamente com os mares que o cercam.

Montanhas e colinas compõem a maior parte do seu território, contemplando nativos e visitantes com uma atmosfera bucólica e uma beleza peculiar. Por conta de sua posição geográfica, de quase isolamento em relação às demais regiões da Velha Bota, a Calábria se destaca pela originalidade de sua cultura, fortemente influenciada pelos gregos.

Tradicional e folclórica. Pagã e católica. Suas raízes se entrelaçam de formas distintas, inclusive no patrimônio artístico. As aldeias, normalmente situadas nos cumes das colinas, se espalham pelas províncias de Catanzaro, Cosenza, Crotone, Reggio Calábria e Vibo Valentia. Nelas, a arte se desenvolve artesanalmente em vasos cerâmicos, esculturas em madeiras e ferros forjados em pedra. Por outro lado, existem as heranças milenares deixadas pelos colonizadores, como as ricas zonas arqueológicas, os suntuosos monumentos bizantinos, os majestosos palácios e castelos, as luxuosas igrejas e as valiosas telas barrocas de Mattia Preti.

Além de encantar o olhar, a Calábria das mil surpresas seduz o paladar com uma gastronomia rude, sóbria e rigorosa, mas de sabor extraordinário. Seus cogumelos são considerados os melhores da Itália, com destaque para o porcini e o cardoncello. A região também tem um papel importante na produção de castanhas e no cultivo da uva.

Mas quando o assunto chega ao interior da cozinha, a carne suína reina nos espetos, nas grelhas e nos fornos. A herança que caracteriza o paladar do povo calabrês vem dos gregos e albaneses, que vivem lá até hoje. A mescla dessas culturas acrescenta ainda cebola, azeitona e folhas de louro ao tempero.

Para se familiarizar com o sabor extraordinário da Calábria, basta abrir o cardápio do Mr. Lenha. Os temperos e os ingredientes da região vão surpreender o seu paladar.

Um comentário:

  1. Tenho muita vontade de conhecer a Calábria, parece ser uma região encantadora.

    ResponderExcluir