Semplice, ma grandioso
Continuamos nossa viagem pelos recantos da Itália. Vamos conhecer hoje a bonita e singela região da Basilicata. Localizada ao sul da Velha Bota, é ladeada pelas regiões da Puglia, da Campânia e da Calábria. Por conta de seu quase isolamento geográfico, pequenas áreas de seu território têm acesso às faixas litorâneas, banhadas pelos mares Jônico, à sudeste, e Tirreno, à sudoeste. Sua capital é a comuna de Potenza.
Desenhada em linhas sinuosas pelas mãos da Mãe Natureza, a paisagem é salpicada por montanhas e compõem, junto com bosques e aldeias, um cenário poético e acolhedor. Suas províncias históricas, Matera e Potenza, possuem riquíssimos sítios arqueológicos e são consideradas patrimônios da humanidade pela Unesco.
No passado, a Basilicata foi conhecida como Lucania por causa dos lucanis, povo que habitou a região na antiguidade. Aliás, falando em antiguidade, ela fez parte da Magna Grécia, área colonizada pelos gregos ao sul da península itálica. Marcada por inúmeras guerras, contou com a presença de diversos grupos étnicos. Resultado: culturas e tradições de diferentes povos ajudaram a moldar essa sociedade, que alia, de modo quase imperceptível, o cristão ao pagão.
As atividades são voltadas para o pastoreio, o que se reflete na cozinha. E sua culinária mostra o poder que a simplicidade tem de encantar os paladares mais exigentes. Dentre os alimentos mais importantes de sua gastronomia estão a pimenta, as carnes - em especial, a de porco – e, é claro, como manda a tradição italiana, os pães.
E nós, aqui do Mr. Lenha, fomos até essa rústica região italiana para trazermos todo o talento e o esplendor artesanal dos padeiros lucanos. Seguimos a rígida doutrina na preparação de nossos pães para oferecermos o que de melhor a gastronomia da Basilicata pode oferecer. Sirva-se à vontade com as nossas focaccias, bruschetas, calzones, cornicciones e paninis!
Quero prova, parece ser muito bom! haha
ResponderExcluir