quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Gastronomia dos deuses


Comida divina! Gastronomia dos sonhos! Néctar dos deuses!

Quem nunca declinou uma dessas frases ao se deparar com um prato de sabor extraordinário? O ato de comer vai muito além da necessidade básica de sobrevivência do ser humano. No momento em que a comida toca a boca, o sentido do paladar entra em ação, proporcionando prazer, satisfação e até poder. Não é uma simples refeição que está sendo ingerida. Trata-se da sensação inigualável do desejo saciado.

A gastronomia está envolta em lendas, mitologias, folclores, sonhos e fantasias. Daí, as expressões que remetem ao surreal. Na mitologia grega, as divindades se reuniam no Monte Olimpo para desfrutarem dos fartos banquetes oferecidos por Zeus. O famoso néctar dos deuses, produzido a partir da fruta ambrosia, não era acessível aos mortais. No palácio de Zeus, a iguaria era servida por Hebe, deusa da juventude, a cada um dos imortais. Da ciumenta Hera ao vingativo Apolo, passando pela aventureira Ártemis, seduzindo a amorosa Afrodite e embevecendo o delirante Dionísio. A ambrosia era tão poderosa que até o mais prepotente dos deuses se inclinava perante o seu sabor.

De acordo com a mitologia, alguns ingredientes presentes em nossas receitas, também foram forjados pelos deuses. O solo grego de Acrópole, por exemplo, viu nascer a primeira oliveira repleta de frutos, quando Atena, a deusa da sabedoria, ergueu a árvore e fez jorrar azeite – o ouro líquido – de suas folhas. A localização do território grego junto ao Mar Mediterrâneo permitiu ainda que, nessas terras quentes, brotassem frutas frescas, coloridas e suculentas como melancias, pêssegos, damascos, melões e cerejas. A intensidade do aroma e das cores estava presente também nos pepinos crocantes, nos tomates vermelhos e macios, nas cebolas doces, nas ervas balsâmicas e nas verduras maduras, que os mortais ofereciam aos seus deuses.

E se os deuses mitológicos aceitavam e degustavam, com deleite, as oferendas, imagina o poder que esses ingredientes tão saborosos têm sobre nós, simples mortais?

Pois bem, o cardápio aqui do Mr. Lenha é digno de encantar até mesmo o apurado paladar de Zeus. Na Grécia antiga, seríamos escolhidos para preparar nossas saborosas receitas no Monte Olimpo. Um banquete que levaria Ícaro às nuvens!

Que tal vir aqui à Barra para saborear nossa comida divina?

Nenhum comentário:

Postar um comentário