quinta-feira, 20 de outubro de 2011

A história curiosa do restaurante


Restaurante é um espaço de confraternização, onde as pessoas se reúnem para bater papo, encontrar amigos, fechar negócios e se satisfazerem entre pratos e bebidas. Para impressionar os clientes, investe-se pesado em ambientes acolhedores e principalmente sedutores para que a experiência seja a mais agradável possível. Mas poucos sabem – acho que ninguém – que a origem da palavra restaurante não tem nada a ver com o glamour ostentado por esses estabelecimentos mundo afora.

Pois bem, o Mr. Lenha aterrissou em território francês para viajar na história desse vocábulo e trouxe uma história para lá de curiosa: até meados do século XVIII, a palavra restaurant, em francês, queria dizer “fortificante”. Tratava-se de um caldo com carnes, legumes e ervas, utilizado para recobrar as forças dos trabalhadores.

Por volta de 1765, um senhor parisiense, chamado Boulanger, colocou uma placa, em frente ao seu botequim, com os seguintes dizeres: "Boulanger vende restaurantes divinos". Locais como esse foram apelidados então, pelos franceses, de “casas de saúde”.

O hábito de se consumir alimento nesse tipo de estabelecimento só aconteceu a partir de 1786. E graças à Revolução Francesa, ocorrida em 1789, os restaurantes ganharam força e prestígio, herdando os cozinheiros e os serviçais da nobreza, que havia sido expulsa do poder. Com o tempo, o leque de opções no cardápio aumentou e os cenários para degustação ganharam toques de requinte e sofisticação.

2 comentários:

  1. Parabéns pelo blog, fiquei super curiosa em conhecer seu restaurante, quem sabe quando for ao Rio eu vá conhecer? Parabéns pelo post!
    www.superconectadas.com

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog, o restaurante parece ser muito bom!
    Seguindo :)
    http://seriesbooksmovies.blogspot.com

    ResponderExcluir