segunda-feira, 13 de junho de 2011

Azeite, um alimento dos deuses


Os raios caíam do céu. Os vulcões cuspiam chamas. Os mares revoltosos. E os ventos incessantes eram o prenúncio de embate no Monte Olimpo. Os templos erguidos, os sacrifícios e as oferendas eram inúteis para conter a fúria dos deuses.

A Grécia foi dividida pelo soberano Zeus e cada Deus comandaria sua cidade. A mais importante de todas, Cécropés, foi disputada por Poseidon, Deus dos Mares, e por Palas Atena, Deusa da Sabedoria. Cada divindade precisava oferecer um presente à cidade e Zeus seria o responsável pelo julgamento.

O poderoso Poseidon, sem hesitar, proferiu um golpe com seu imponente tridente e fez brotar uma majestosa fonte de água salgada com cavalos negros, que representariam os oceanos e a força de seu reino. Por sua vez, a doce e sábia Atena, fez nascer uma suntuosa Oliveira com suas frutas, que alimentariam todo o Mediterrâneo. O óleo de seu fruto seria o ouro líquido, que traria riqueza e curaria doenças. Sua árvore forneceria belas flores, sombra aos cansados e sua madeira adornaria os altares.

Zeus se encantou pela beleza e sabor que brotavam da árvore e batizou a cidade com o nome da Deusa. Das mãos de Atena, surgia a primeira Oliveira, que viria a se tornar símbolo do país por sua força e vida. A mesma árvore perdura lá até hoje, no templo da Deusa da Sabedoria.

Apesar de mitológica, a história nos faz acreditar que o azeite é sim uma criação dos deuses para agraciar os seres humanos. E, até hoje, a Grécia nos presenteia com ricos e saborosos temperos, sempre presentes na gastronomia contemporânea.

Aqui no Mr. Lenha, diversas receitas são concebidas com o aroma único e peculiar do azeite. São antepastos, saladas, pratos, paninis e pizzas. Um verdadeiro manjar dos deuses!

Um comentário:

  1. Eu entrei neste site e me encantei. Nossaaaa como abre apetite e que textos lindooooooos!

    ResponderExcluir