segunda-feira, 28 de novembro de 2011

O almoço

As doze badaladas anunciam que a hora mais saborosa do dia chegou. Os ponteiros convidam o apetite para uma refeição das mais deliciosas. Sozinho, acompanhado, em família, com os colegas ou com os amigos, o almoço é parada obrigatória.

Diariamente, surgem inúmeras opções, desde o tradicional arroz com feijão à colorida culinária japonesa. No bufê do Mr. Lenha, os dias contam histórias com receitas diferentes e transbordam sabor.

Nas segundas, o camarão é a estrela. São diversas opções especiais à base do crustáceo. Já nas terças, nossas massas artesanais ditam o saboroso ritmo do almoço. Quarta é a vez da exuberante culinária nipônica entrar em cena. A quinta é o dia das variedades, com uma verdadeira miscelânea gastronômica. E na sexta, a feijoada encerra a semana com chave de ouro. Cada dia conta ainda com um bufê tradicional à base de saladas, peixes, massas, arroz, feijão, aves, frutos do mar, risotos, além do cardápio à la carte. Difícil escolher, né?

As opções são tão deliciosas que, lá do alto, o Sol consegue sentir o suave aroma inebriante de nossos pratos. O Astro-Rei se posiciona estrategicamente para admirar as receitas. Nessas horas, ele sente uma pontinha de inveja por não poder descer para degustar nossas iguarias. Sorte a nossa!

E você, vai almoçar aonde?

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Um passeio por Abruzzo

La cucina speziata della montagna
 

Durante milênios, os ventos do Mar Adriático cortaram suas gélidas montanhas. A natureza desenhou picos e agulhas de cristal que montam o vasto litoral dessa terra de relevo irregular. Estamos falando de Abruzzo, região localizada no centro-oriental da Itália, que recebe a visita do Mr. Lenha para uma viagem, no mínimo, incomum.

O território curioso apresenta uma realidade distinta. Um contraste cultural, social e econômico de difícil compreensão. Para começar as tórridas diferenças, vale destacarmos que as terras do norte são populosas e urbanizadas. Já as do sul, conhecidas na Europa como “a região dos parques”, possuem campos silvestres e densas florestas protegidas por lei. E não para por aí! As províncias litorâneas de Teramo, Chieti e Pescara são ricas e modernas, enquanto a capital L’Aquila é renegada economicamente, mas carrega uma bagagem cultural fortíssima.

A capital é o cordão artístico de Abruzzo. A tradição, a sabedoria e as manifestações populares atraem pessoas de todo o mundo para a província. Os imponentes castelos, igrejas e monastérios seculares, os esplêndidos monumentos civis, religiosos, medievais e renascentistas, formam uma gama de surpreendentes tesouros arquitetônicos.

Toda festividade e calor humano se opõem ao clima predominantemente frio que desce pelas ladeiras verticais das montanhas. E é justamente dessa rigorosa e frígida temperatura que nasceu a fama da população de ser “diabolicamente picante”. Não entendeu? Então nós vamos explicar.

A gastronomia da região, apesar de ser bem simples, traz um ingrediente especial para aquecer o clima e a alegria das pessoas: a pimenta. Não, nós não estamos no México, estamos numa região montanhosa da Itália.

Os pratos do litoral levam peixes e, mais adentro, quem reina são as carnes vermelhas. Sempre com muita pimenta. Então, nada melhor que atravessar os mares e oceanos para trazer ao Brasil uma receita que aqueceria os mais friorentos habitantes de Abruzzo.

Um medalhão de filé mignon macio e suculento chega exalando um suave aroma. O molho roti, derramado sobre os pedaços de carne, acentua o cheiro, enquanto as pimentas verdes dão a ardência necessária para tornar a receita irresistível. Mas ainda não acabou! O prato recebe a companhia de uma massa tagliatelle artesanal com um excêntrico molho de limão siciliano.

Depois desta viagem eu posso sugerir um babador e um casaco?

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Do mar para mesa

Incompreendidas e instáveis. Ora agitadas, ora calmas. Do dilúvio à tranquilidade de uma pescaria, as águas são responsáveis por belezas, por histórias e por tragédias das mais variadas.

Na religião, na mitologia ou no folclore, nos deparamos com Nossa Senhora Aparecida, Iemanjá, Vishnu, Oxum, Sarasvati, Peneus, Sulis, Enki, Poseidon e sereias. Lendas e mistérios como a do boto cor-de-rosa, que surge, nas noites de lua cheia, das margens do rio Amazonas na forma humana para seduzir e engravidar as mulheres. Mitos e divindades das águas que permeiam e intrigam o imaginário popular.

Da doce liquidez da melancia, passando pela força das cachoeiras até as bravas ondas dos mares, é impossível não nos encantarmos com os segredos revelados pela imensidão azul. Mas que tal falarmos de gastronomia, passeando pelas comidas trazidas pelas marés e correntezas?

Os barcos partem em busca do tesouro. Um tesouro pra lá de saboroso. Não estamos falando de piratas, mas sim de pescadores! Os oceanos, os mares, os rios e as lagoas nos presenteiam diariamente com as mais deliciosas iguarias.

Aqui, no cardápio do Mr. Lenha, há diversas opções vindas das profundezas dos oceanos. São lulas, mexilhões, polvos, camarões, siris e uma variedade de peixes frescos que tornam as nossas receitas um tentador convite ao pecado da gula.

O nosso capellini, por exemplo, chega à mesa salteada com camarão, polvo e lula com tomates cortados em cubos. Há também o salmão grelhado ao ponto, acompanhado de risoto de limão siciliano, refogado na manteiga, com vinho branco, creme de leite e parmesão. Isso sem falar do dia em que o bufê é preparado exclusivamente para os amantes de frutos do mar, com receitas que fazem os piratas tirarem os chapéus e os tapa-olhos, só para não perder de vista nenhum detalhe das iguarias. Abra o cardápio e escolha o seu prato preferido!

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Uma deliciosa mistura gastronômica

O glamour com o exótico. O doce com o salgado. O azedo com o amargo. O requintado com o popular. Com amor e criatividade, as misturas de sabores podem ir mais longe do que se imagina. Viaje conosco nesta harmoniosa mescla de sabores.

O ritmo que rege as cozinhas de todo o mundo ditam uma verdadeira miscelânea gastronômica. Pode ser na culinária italiana, francesa, brasileira, japonesa, mexicana, tailandesa, alemã ou chinesa, a mistura gastronômica sempre estará presente nem que seja no menor detalhe.

Essa interação vai muito além da troca de receitas. Há um forte intercâmbio cultural com ingredientes que saem de diversos países e se encontram na cozinha.

Vamos aos exemplos! Que tal a tradicional culinária italiana? As receitas da Velha Bota, consagradas e adoradas pelos quatro cantos, trazem influências dos germânicos, dos bizantinos, dos normandos, dos gregos, dos espanhóis, dos fenícios, dos árabes, dos africanos, dos cartagineses, dos godos e, por fim, dos romanos. Ufa, acabou! E por que não falar da brasileira? Dentre as nossas influências, fomos agraciados com traços da gastronomia africana, portuguesa e indígena! Para ir mais além, fomos nós, brasileiros, que introduzimos a fruta na comida. Uma herança dos índios que se espalhou pelo mundo.  Hoje, até os rígidos e metódicos japoneses colocam fruta na comida. Coisa nossa!

Agora, que tal viajarmos pelo nosso cardápio? Aqui no Mr. Lenha a mistura está presente em grande estilo. Quando se mescla o Brasil com a Itália, o resultado é um delicioso risoto de jabá com jerimum. Mas nós não paramos por aí! Da França, trouxemos o queijo brie para contracenar com o panini, tradicional sanduíche italiano, e com o risoto de camarão. São pratos que fazem da cozinha o ponto de encontro entre culturas, línguas e segredos... culinários, claro!

Mr. Lenha na mídia


segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Um passeio por Molise

Piccola e tradizionale

A pequena região de Molise, na Itália, guarda uma antiga e rústica aparência. E é por aqui que o Mr. Lenha acabou de atracar nessa segunda-feira. Uma terra caracterizada por castelos, lugarejos e cidadelas enraizadas nos cumes dos outeiros.

Para todo lugar onde se olha, é possível notar os traços da arquitetura medieval misturados às influências artísticas e culturais das regiões vizinhas de Lazio, Campânia, Abruzzo e Puglia. A população esbanja tranquilidade, simpatia e hospitalidade. Os grandiosos castelos contrastam com os labirintos de suas ruas. Uma gostosa viagem ao século XVI.

Dividida somente por duas províncias, Isérnia e Campobasso, Molise apresenta relevos e climas dos mais variados. Ao descer pelas frias montanhas, vagamos pelo clima ameno das colinas até chegarmos às calorentas planícies litorâneas do Mar Tirreno. É impossível não se apaixonar por esse charmoso e pequenino pedaço de terra!

Ao colocarmos em uma panela a miscelânea climática, a influência dos vizinhos, a vocação agrícola e os costumes do passado, o resultado é um delicioso prato bem temperado com aquele gostinho de antigamente. Essa é a gastronomia molisani: sabores fortes, perfumes vivos e a força vinda da simplicidade na preparação das massas. As mais antigas receitas regionais são conservadas pelas tradições gastronômicas que utilizam os mesmos ingredientes e fragrâncias de tempos longínquos.

Vamos então aproveitar esse verdadeiro mosaico gastronômico para enriquecer o nosso cardápio. Experimente o sabor rústico de Molise, que alia massa, vinho, tomate, alho, pimenta e ervas aromáticas. Em meio às pizzas, bruschettas, focaccias, calzones, cornicciones, pennes, tagliatelles, espaguetes, nhoques e paninis, existe uma massa fininha, chamada capellini. Vamos prepará-la de forma artesanal, salteando com frutos do mar e tomates frescos cortados em singelos cubos, sem deixar de lado as ervas, o azeite e o alho. Um convite irresistível ao pecado da gula. Esse Mr. Lenha!

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Viva o trigo!

Há muitos e muitos séculos, quando as primeiras plantações de trigo cresciam nos vales chineses, as massas davam seus primeiros passos na história da gastronomia. Foi por volta do ano 7000 a.C. que o homem e o cereal cruzaram seus caminhos na agricultura.

A partir desse encontro, os grãos do trigo foram separados dos outros cereais e depois moídos. A farinha foi amassada e misturada à água, dando origem a uma massa fina, que era posta sobre uma pedra quente e aquecida. A evolução dessa massa, através dos tempos, nos rendeu histórias para lá de saborosas.

Hoje, quando a massa quentinha sai do forno à lenha, exalando aquele cheiro característico, não há quem resista. Seja pizza, bruschetta, focaccia, calzone, corniccione, penne, tagliatelle, capellini, espaguete, nhoque ou panini, desse assunto nós entendemos muito bem!

O árduo processo de misturar, amassar, empurrar, apertar, amaciar, enrolar, sovar, abrir e modelar deixa a massa fresca com um sabor caseiro inigualável. Permita então que nossas deliciosas receitas satisfaçam o seu desejo de degustar um produto totalmente artesanal.

A pele arrepia, os olhos se fecham e os ouvidos se paralisam para que somente dois dos cinco sentidos do corpo humano funcionem nesse momento sublime: o olfato e principalmente o paladar. Mas acorde, não é um sonho! É o nosso cardápio. Bem vindo ao Mr. Lenha!

Essa é a nossa homenagem ao Dia do Trigo!

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Eu quero sorvete!

Um doce gelado e cremoso, que derrete lentamente levando seu paladar a uma sensação das mais indescritíveis. As crianças adoram, os adultos também! Creio que todos nesse mundo. Ou será que alguém não gosta de sorvete?

Dúvida mesmo só na hora de escolher o sabor: o rosa do morango, o marrom do chocolate, o amarelo do creme ou o branco do coco? Na cumbuca, no prato, na casquinha ou no palito? Faça o seu pedido!

Além de ser uma das mais irresistíveis sobremesas, o sorvete é bastante versátil. Combina com frutas, bolos, castanhas, chantilly, marshmellow e até com outros sabores. Presente nos sonhos mais açucarados, a guloseima certamente nasceu para ser amada e devorada.

E para deixar suas papilas gustativas em ponto de ebulição, o Mr. Lenha apresenta uma de suas mais saborosas receitas: duas bolas cremosas de sorvete de creme contrastando com uma banana de polpa doce e macia, recém saída do forno à lenha, acrescida de canela e açúcar. Um aroma irresistível exala pelo salão, enquanto o gelado derrete lentamente sobre a fruta. Vamos colocar ainda duas cerejas por cima. Pronto. Você já pode ir ao Nirvana!

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Um passeio pela Campânia

Saporoso i originale

O navio do Mr. Lenha acaba de aportar na Campânia, região da Itália que, de ponta a ponta, carrega um ar de fascínio e sedução, atraindo visitantes de todo o mundo. Banhada pelo mar Tirreno, foi presenteada pela natureza com ilhas, golfos, planícies, montanhas, além de um litoral exuberante.

Sua história é permeada pela influência de vários povos, como os romanos, normandos, bizantinos e espanhóis. Uma diversidade que salta os olhos, representada na arquitetura e na produção artística. Do medieval à Renascença, a vasta cultura campana apresenta nuances bem particulares, deixando a impressão de que, por mais que se esmere em conhecê-la, ainda haverá muito mais a se desvendar.  

A festiva e acolhedora comuna de Nápoles, capital da Campânia, contagia todas as vizinhas. Seja em Avellino, Benevento, Caserta ou Salerno, o alto astral é marca registrada do povo local. As pessoas não param em casa. As ruas, cheias e agitadas, possuem um charme especial. Por um momento de mera distração do visitante, é possível imaginar-se na Itália de décadas atrás. Um patrimônio riquíssimo a céu aberto.   

O estado de graça típico do povo da região refletiu na mais criativa e original cozinha italiana. Berço da famosa dieta do Mediterrâneo, Campânia foi palco da criação culinária mais famosa da Velha Bota. No ano de 1889, um famoso pizzaiolo napolitano criou a adorada e reverenciada pizza Margherita, produzida com as cores da bandeira italiana, em homenagem a rainha Margherita di Savoia.

E o melhor você ainda não sabe. Os segredos mais saborosos da cozinha campana foram revelados ao Mr. Lenha. Reproduzimos, com perfeição, suas deliciosas receitas. A tradicional pizza Margherita, por exemplo, é tratada como uma verdadeira rainha. A massa artesanal, farta e macia, vai ao forno à lenha coberta por uma generosa camada de mozarela fresca que dissolve na boca. Tomates vermelhos e suculentos são cortados em rodelas e postos sobre a redonda juntamente com folhas aromáticas de manjericão.