quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Um passeio por Úmbria

Terra d'arte, la religione e cucina


Permeada por colinas doces e meditativas, a região de Úmbria, no centro da Itália, é a mais nova etapa dessa viagem que o Mr. Lenha faz por todas as regiões da Itália. Vamos viajar por construções medievais e patrimônios artísticos riquíssimos.

Composta pelas províncias de Perugia e Terni, Úmbria possui numerosas cidades históricas que atraem visitantes ávidos por enriquecimento cultural e humanístico. O cenário é fascinante. Cidades inteiras cercadas de rústicos muros e construídas sobre as calmas colinas que, em contraste com os bosques coloridos, vinhedos e oliveiras, encantam os olhares e transbordam poesia. Não é à toa que a região, há séculos, serve de inspiração para tantos artistas.

A localização - entre os principais pólos artísticos, Lázio e Toscana - fez com o que a região de Úmbria se tornasse referência na arte da pintura, sendo berço de grandes talentos, como Giotto de Bondone, que pintou os afrescos da Basílica de São Francisco de Assis. Mas a região não foi berço só de artistas.

A religião católica está fortemente presente em Úmbria, que foi a pátria de venerados santos como São Francisco de Assis, Santa Clara e Santa Rita de Cássia. As suntuosas igrejas são paradas obrigatórias para os visitantes e completam a paisagem urbanística com edifícios neoclássicos.

Se Úmbria manteve intacta suas muralhas medievais, a cozinha também conservou a tradição e as características do período pré-românico. Fechada entre as montanhas, os habitantes da região souberam conservar a forma original das técnicas de cozimento das receitas. Seja no espeto, na grelha ou no forno, os úmbrios deram continuidade à cocção típica da Idade Média.

A culinária de Úmbria explora pratos à base de azeite, presunto, alcaparra, vinagre, azeitonas, cebola, alho e ervas. A cozinha é simples, bem temperada e muito saborosa.

E é lógico que nós, do Mr. Lenha, não deixaríamos essa região tão tradicional passar despercebida do nosso livro de receitas. Exploramos sempre o que a Itália tem de melhor. E da região de Úmbria, por exemplo, trouxemos os temperos e molhos artesanais. Nossos pratos se encheram de cores, aromas e sabores em perfeita harmonia para despertar seu apetite.


Nenhum comentário:

Postar um comentário