segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Um passeio por Marche

Un'oasi di tranquillità tra le montagne e il mare


Os ventos do Mar Adriático levaram o Mr. Lenha à pacata região de Marche. Suas províncias, Ancona, Ascoli Piceno, Macerata e Pesaro Urbino, abrigam um povo tranquilo e hospitaleiro, acostumados à calmaria da agricultura e à paciência da pesca.

Dividida entre gigantescas montanhas, vales frescos, rios abundantes e um vasto litoral, a região semeia antigas tradições. As ruas e construções são frutos de influências bizantinas, francesas, germânicas e romanas. A natureza prospera com alegria. Abençoada por campos floridos, florestas de faia e belas praias aconchegadas por sua costa rochosa, Marche é um prato cheio para quem quer fugir da agitação.

As principais atividades da região são a pesca, a pecuária e a agricultura, características que refletem diretamente na gastronomia local. Não à toa, Marche é conhecida por oferecer a azeitona mais saborosa da Itália. E já que chegamos à parte mais saborosa da visita, vamos invadir a cozinha! 

Nas suaves colinas e frias montanhas, as carnes de porco, de boi e de cordeiro são a base da culinária. Mas ao chegarmos aos vales e ao litoral, a cozinha ganha outra cara, com ervas frescas e frutos do mar.

Agora, as casas coloniais abrem suas portas para o Mr. Lenha usar e abusar de suas receitas. São macarronadas, risotos, lasanhas e pães dos mais variados. De Marche, trouxemos influências diversas para os nossos pratos. Vamos aproveitar os sabores da região e nos deliciarmos com receitas preparadas de forma artesanal, como manda a tradição marchigiana.

A forte influência das colinas está presente no escalope ao funghi. O prato leva um suculento e macio filé mignon, coberto com molho de queijo ao fungh, acompanhado de arroz puxado no próprio molho.

Dos mares, praias e costas rochosas de Marche, selecionamos uma receita repleta de sabores marítimos: o capellini de frutos do mar, que leva uma massa fininha, preparada artesanalmente, salteada com camarões carnudos, lulas saborosas, polvo macio e tomates frescos cortados em singelos cubos. E para um perfeito sabor litorâneo, salpicamos ervas frescas.

Agora é só degustar com muita calma!

Nenhum comentário:

Postar um comentário