segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

A globalização começou na cozinha

No século XIV, quando os mercadores percorriam o mundo, as especiarias eram suas moedas de troca. Ainda hoje, o leque de condimentos que as terras pelo mundo afora nos oferecem é impressionante. Podemos, inclusive, cometer a ousadia de afirmar, sem precisar defender tese, que a globalização começou na cozinha.

O açafrão e o azeite, ambos do Mediterrâneo europeu, eram trocados por pimenta, mostarda, curry e gengibre, vindos da Índia. Os comerciantes muçulmanos, por sua vez, trocavam as iguarias com indonésios, egípcios, chineses e retornavam para a Europa com muitas novidades. Noz-moscada, cravo-da-índia, canela, anis, coentro e tantos outros condimentos se espalharam pelo mundo através das rotas das especiarias. Mais tarde, atravessaram o oceano Atlântico para chegar às Américas. Antes mesmo do facebook, do Twitter ou do youtube, as receitas já serviam de intercâmbio cultural, encurtando as fronteiras, desbravando terras, mares e oceanos.
Receitas e temperos também correram o mundo, ganhando adaptações, com adição de outros sabores. Nasciam os pratos exóticos, originais, típicos, diferentes, que agradariam todos os gostos, credos e culturas.
Aqui, na cozinha do Mr. Lenha, as especiarias transformam uma simples receita em uma iguaria deliciosamente cosmopolita. A globalização percorreu a história de navio, de carroça ou mesmo no boca a boca, até chegar à perfeição gastronômica.
No nosso cardápio, o sabor da pizza Genovese acompanha uma massa cheirosa e macia que ganhou fama na Itália, mas nasceu na China há mais de 7 mil anos. O tomate, originário das montanhas peruanas, se transforma em um saboroso molho de tomate artesanal e é derramado sobre a massa. A farta cobertura fica por conta do suculento queijo mozarela, de origem italiana. As finas fatias de lombo canadense acrescentam o irresistível sabor à pizza. O alho poró contempla, com maestria, os sabores mundiais da nossa pizza. Vindo do Egito, o tempero carrega um tom mais suave, delicado e doce do que o da sua “irmã”, a cebola. Acrescentamos ainda o legítimo catupiry mineiro, ligeiramente salpicado de orégano mediterrâneo.

Definitivamente, o mundo se encontra na cozinha enquanto você viaja pelos sabores globais com uma simples garfada. Aproveite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário