segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Um passeio por Lazio

Cuore del vecchio stivale


As portas de Lazio se abrem para o deslumbre dos nossos olhos. Acrópoles suntuosas, igrejas ricas em afrescos e fontes barrocas dão as boas vindas à região, berço do Império Romano. O Mr. Lenha acaba de embarcar numa viagem ao coração da Itália.

As mais belas construções italianas estão em Lazio, situadas principalmente na capital Roma, palco do Coliseu e da Fontana di Trevi. Mas as heranças medievais, barrocas, renascentistas e românticas se espalham também pelas províncias de Frosinone, Latina, Rieti e Viterbo. A paisagem local fascina tanto quanto as megalíticas construções. Formado por vastas praias, colinas de calcário, profundos desfiladeiros, vegetação baixa e verdejante, bosques de pinheiros, rasas planícies e pântanos, a região se divide entre a natureza exuberante e o cenário urbanístico.

Grandes nomes deixaram sua marca na região. Cícero, Marco Aurélio, Sêneca, Epicuro e Boécio fazem parte da rica galeria de personalidades de Lazio. São 3000 anos de história romana que contribuíram para glamorosos cenários arquitetônicos rústicos. O visitante respira cultura.

Mas os museus, as igrejas e as obras-primas também cedem espaço para uma arte que atrai ávidos admiradores, a gastronomia. Os suaves campos permitem que a agricultura se desenvolva, fornecendo alimentos frescos e matérias-primas de qualidade ímpar.

São cereais, frutas, videiras e oliveiras, além de criações de suínos, bovinos e ovinos, que dão consistência à forte economia e opções para a deliciosa culinária. E por falar na cozinha, que tal viajarmos pela parte mais saborosa de Lazio?

O centro político do país é também o ponto de encontro das receitas típicas do norte e do sul da Velha Bota. A gastronomia é regida pela pizza, risoto, carpaccio, espaguete, saltimboca, bruschetta e, se for possível, sempre com muito molho de tomate. Já para adoçar o paladar, é impossível visitar a capital Roma, sem experimentar o sorvete, conhecido como gelato.

Pois bem, conceda ao seu paladar um passaporte gastronômico direto para as cozinhas de Lazio. Nossas receitas, do Mr. Lenha, é claro, fazem você viajar à bela região italiana numa única e sofisticada degustação. As massas frescas, macias e saborosas deixariam até o mais exigente romano apaixonado. Complete, então, com os suculentos e temperados molhos quatro queijos, bolonhesa, rabiatta, pesto e carbonara. Ao final da última garfada, nós trazemos você de volta. Mas que tal fazer essa ponte aérea todos os dias?    

Nenhum comentário:

Postar um comentário