quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Um Ano Novo de muita prosperidade

Estamos nos despedindo de 2011 e abrindo os braços para a chegada de 2012. Planos, desejos e todos os objetivos que traçamos para dar uma reviravolta na vida começam antes mesmo do ponteiro indicar a virada. É hora de renovação, mudança e esperança.

Nessas horas, o que não faltam são mandingas, simpatias, rezas e pedidos. E, como não poderia deixar de ser, a gastronomia está presente mais uma vez.

Alguns ingredientes não podem faltar na mesa daqueles que ostentam patoás e não dispensam rituais e crenças populares. Então, preparem o fogão para garantir um 2012 próspero e, sobretudo, farto.
E o Mr. Lenha não fica de fora dessa festa. Selecionamos os ingredientes populares que, segundo os supersticiosos, são os mais poderosos.

Para começar, o arroz nosso de cada dia, que, quando utilizado no Réveillon, atrai riqueza, abundância e fertilidade. As lentilhas, as uvas e as passas são responsáveis pela boa sorte. As castanhas, nozes e avelãs, representam a fartura. As carnes de porco e de leitão, a saúde e a prosperidade. Já o peixe simboliza o amor, sabe-se lá o porquê!

Trate então de fazer uma ceia com todos esses ingredientes. Não deixe passar nada. Mas se, por um acaso, você esquecer algum deles, pode vir almoçar aqui conosco e degustar nossas receitas do bufê, que trazem tudo isso e muito mais.

Desejamos a todos, com ou sem simpatia, toda sorte, amor, paz e prosperidade em 2012. E sem fim do mundo, pelo amor de Deus!

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Um passeio por Marche

Un'oasi di tranquillità tra le montagne e il mare


Os ventos do Mar Adriático levaram o Mr. Lenha à pacata região de Marche. Suas províncias, Ancona, Ascoli Piceno, Macerata e Pesaro Urbino, abrigam um povo tranquilo e hospitaleiro, acostumados à calmaria da agricultura e à paciência da pesca.

Dividida entre gigantescas montanhas, vales frescos, rios abundantes e um vasto litoral, a região semeia antigas tradições. As ruas e construções são frutos de influências bizantinas, francesas, germânicas e romanas. A natureza prospera com alegria. Abençoada por campos floridos, florestas de faia e belas praias aconchegadas por sua costa rochosa, Marche é um prato cheio para quem quer fugir da agitação.

As principais atividades da região são a pesca, a pecuária e a agricultura, características que refletem diretamente na gastronomia local. Não à toa, Marche é conhecida por oferecer a azeitona mais saborosa da Itália. E já que chegamos à parte mais saborosa da visita, vamos invadir a cozinha! 

Nas suaves colinas e frias montanhas, as carnes de porco, de boi e de cordeiro são a base da culinária. Mas ao chegarmos aos vales e ao litoral, a cozinha ganha outra cara, com ervas frescas e frutos do mar.

Agora, as casas coloniais abrem suas portas para o Mr. Lenha usar e abusar de suas receitas. São macarronadas, risotos, lasanhas e pães dos mais variados. De Marche, trouxemos influências diversas para os nossos pratos. Vamos aproveitar os sabores da região e nos deliciarmos com receitas preparadas de forma artesanal, como manda a tradição marchigiana.

A forte influência das colinas está presente no escalope ao funghi. O prato leva um suculento e macio filé mignon, coberto com molho de queijo ao fungh, acompanhado de arroz puxado no próprio molho.

Dos mares, praias e costas rochosas de Marche, selecionamos uma receita repleta de sabores marítimos: o capellini de frutos do mar, que leva uma massa fininha, preparada artesanalmente, salteada com camarões carnudos, lulas saborosas, polvo macio e tomates frescos cortados em singelos cubos. E para um perfeito sabor litorâneo, salpicamos ervas frescas.

Agora é só degustar com muita calma!

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Feliz Natal!

As estrelas caíram do céu
Colorindo ruas, janelas, paredes e árvores
Com a suavidade do véu.
A cidade está iluminada,
A lua está brilhando
Aguardando a tão esperada data.
Os enfeites já foram preparados,
Os presentes embrulhados
E os abraços estão mais apertados.
Aqueçam os corações.
Foi dada a largada
Para um carrossel de emoções:
Peru, chester, pernil, fruta e rabanada.
Os sorrisos saem com facilidade.
Transbordamos de alegria e paz,
Espalhando para todos os cantos nossa felicidade.
É essencial amar o próximo,
Desejar um Feliz Natal de coração
E um ano de 2012 próspero.
Imaginem que maravilha seria
Se todos os dias e todas as noites
Fossem repletas das mesmas magias.
Os traços rabiscados no papel
Resultam numa linda poesia.
A visita do Papai Noel
Enche os olhinhos das crianças de alegria.
A mesma mão que desenha
Pode dar carinho.
Esses são os votos do Mr. Lenha.
Desejamos sinceramente
Que seja eterno todo este clima de amor natalino!

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

A globalização começou na cozinha

No século XIV, quando os mercadores percorriam o mundo, as especiarias eram suas moedas de troca. Ainda hoje, o leque de condimentos que as terras pelo mundo afora nos oferecem é impressionante. Podemos, inclusive, cometer a ousadia de afirmar, sem precisar defender tese, que a globalização começou na cozinha.

O açafrão e o azeite, ambos do Mediterrâneo europeu, eram trocados por pimenta, mostarda, curry e gengibre, vindos da Índia. Os comerciantes muçulmanos, por sua vez, trocavam as iguarias com indonésios, egípcios, chineses e retornavam para a Europa com muitas novidades. Noz-moscada, cravo-da-índia, canela, anis, coentro e tantos outros condimentos se espalharam pelo mundo através das rotas das especiarias. Mais tarde, atravessaram o oceano Atlântico para chegar às Américas. Antes mesmo do facebook, do Twitter ou do youtube, as receitas já serviam de intercâmbio cultural, encurtando as fronteiras, desbravando terras, mares e oceanos.
Receitas e temperos também correram o mundo, ganhando adaptações, com adição de outros sabores. Nasciam os pratos exóticos, originais, típicos, diferentes, que agradariam todos os gostos, credos e culturas.
Aqui, na cozinha do Mr. Lenha, as especiarias transformam uma simples receita em uma iguaria deliciosamente cosmopolita. A globalização percorreu a história de navio, de carroça ou mesmo no boca a boca, até chegar à perfeição gastronômica.
No nosso cardápio, o sabor da pizza Genovese acompanha uma massa cheirosa e macia que ganhou fama na Itália, mas nasceu na China há mais de 7 mil anos. O tomate, originário das montanhas peruanas, se transforma em um saboroso molho de tomate artesanal e é derramado sobre a massa. A farta cobertura fica por conta do suculento queijo mozarela, de origem italiana. As finas fatias de lombo canadense acrescentam o irresistível sabor à pizza. O alho poró contempla, com maestria, os sabores mundiais da nossa pizza. Vindo do Egito, o tempero carrega um tom mais suave, delicado e doce do que o da sua “irmã”, a cebola. Acrescentamos ainda o legítimo catupiry mineiro, ligeiramente salpicado de orégano mediterrâneo.

Definitivamente, o mundo se encontra na cozinha enquanto você viaja pelos sabores globais com uma simples garfada. Aproveite!

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Um passeio por Úmbria

Terra d'arte, la religione e cucina


Permeada por colinas doces e meditativas, a região de Úmbria, no centro da Itália, é a mais nova etapa dessa viagem que o Mr. Lenha faz por todas as regiões da Itália. Vamos viajar por construções medievais e patrimônios artísticos riquíssimos.

Composta pelas províncias de Perugia e Terni, Úmbria possui numerosas cidades históricas que atraem visitantes ávidos por enriquecimento cultural e humanístico. O cenário é fascinante. Cidades inteiras cercadas de rústicos muros e construídas sobre as calmas colinas que, em contraste com os bosques coloridos, vinhedos e oliveiras, encantam os olhares e transbordam poesia. Não é à toa que a região, há séculos, serve de inspiração para tantos artistas.

A localização - entre os principais pólos artísticos, Lázio e Toscana - fez com o que a região de Úmbria se tornasse referência na arte da pintura, sendo berço de grandes talentos, como Giotto de Bondone, que pintou os afrescos da Basílica de São Francisco de Assis. Mas a região não foi berço só de artistas.

A religião católica está fortemente presente em Úmbria, que foi a pátria de venerados santos como São Francisco de Assis, Santa Clara e Santa Rita de Cássia. As suntuosas igrejas são paradas obrigatórias para os visitantes e completam a paisagem urbanística com edifícios neoclássicos.

Se Úmbria manteve intacta suas muralhas medievais, a cozinha também conservou a tradição e as características do período pré-românico. Fechada entre as montanhas, os habitantes da região souberam conservar a forma original das técnicas de cozimento das receitas. Seja no espeto, na grelha ou no forno, os úmbrios deram continuidade à cocção típica da Idade Média.

A culinária de Úmbria explora pratos à base de azeite, presunto, alcaparra, vinagre, azeitonas, cebola, alho e ervas. A cozinha é simples, bem temperada e muito saborosa.

E é lógico que nós, do Mr. Lenha, não deixaríamos essa região tão tradicional passar despercebida do nosso livro de receitas. Exploramos sempre o que a Itália tem de melhor. E da região de Úmbria, por exemplo, trouxemos os temperos e molhos artesanais. Nossos pratos se encheram de cores, aromas e sabores em perfeita harmonia para despertar seu apetite.


segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

As sete maravilhas



Há muitos anos, um poeta grego chamado Antíparo de Sídon, escreveu sobre sete estruturas do mundo. Ele citava extraordinários monumentos erguidos pela mão do homem. A riqueza de detalhes e a magnitude das obras fascinavam. Essas construções majestosas ficaram conhecidas como “As sete maravilhas do mundo”.

Vamos então, junto com o  Mr. Lenha, passear por cada uma dessas belezas:

O túnel do tempo nos leva à Mesopotâmia, onde se encontravam os Jardins Suspensos da Babilônia, levantados pelo rei Nabucodonosor II em homenagem à mulher, Amitis. A próxima parada, Constantinopla, nos mostra  a Estátua de Zeus, construída em marfim, ouro e pedras preciosas. O Templo de Artemis, erguido para a deusa grega da caça e protetora dos animais, foi o maior monumento da Antiguidade. Alguns vestígios de suas ruínas ainda podem ser encontrados hoje na Turquia.

Outra maravilha é o Mausoléu de Halicarnasso, um suntuoso túmulo para rainha Artemísia II. Ainda restam alguns pequenos fragmentos do Mausoléu no Museu Britânico, em Londres. Já na Grécia, encontramos o Colosso de Rodes, uma gigantesca estátua do deus Hélio forjada em bronze.

No Egito, o Farol de Alexandria, construído em mármore, foi o último dos monumentos destruídos. Ele caiu após um terremoto em 1375. Suas ruínas foram encontradas somente em 1994. Nossa última parada é ainda no Egito, palco da mais antiga e enigmática de todas as maravilhas: a Pirâmide de Quéops, a maior das três Pirâmides de Gizé. A megalítica construção se mantém intacta até os tempos atuais.

Inspirados pela grandiosidade das construções selecionadas por Antíparo de Sídon, escolhemos as sete maravilhas do Mr. Lenha. Vagamos por cada detalhe do restaurante e selecionamos o que faz de nós um ponto de encontro, onde se reúnem beleza, aroma, sensibilidade, sutileza sonora e, sobretudo, sabor.

A primeira maravilha é o nosso ambiente: intimista, acolhedor e aconchegante, traz nas paredes, adornadas em madeira, quadros abstratos contemplados com iluminação à meia-luz. A segunda é o requisitado forno à lenha, o coração do restaurante. As chamas que ardem em seu interior exalam sobre a massa os vapores aromáticos, impregnando um leve sabor defumado.

As massas não poderiam ficar de fora. O carro-chefe do Mr. Lenha é apresentado nos mais variados formatos e sabores. Nosso bufê também está entre as maravilhas escolhidas. São opções diferentes todos os dias. Já a quinta é a nossa bruschetta. O antepasto, servido quentinho, é preparado sobre um pão italiano fresco e crocante, banhado no azeite, com tomates em cubos, alho e manjericão. Os paninis, sanduíches tipicamente italianos, também estão presentes na nossa concorrida lista. As iguarias são servidas em quatro sabores diferentes. Difícil é escolher!.

E a nossa sétima maravilha são as deliciosas pizzas. Dentro do forno à 550°C, a redonda fica pronta rapidamente. A massa, farta e dourada, seduz só de pensar. Imagine, então, ao provar! A textura, crocante por fora e macia por dentro, é somente uma das armas de sedução somada ao molho de tomate, à generosa camada de queijo derretido e ao delicado salpique de orégano. São 30 versões, que vão do tradicional ao exclusivo, passando por sabores doces e exóticos.

Pois bem, essas são as nossas sete maravilhas, as sete maravilhas do Mr. Lenha. Venha conhecer e se apaixonar!


quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Criatividade à mesa

Se há algum limite para a criatividade humana, ele ainda não foi descoberto. Podemos chamá-la de “a mola mestra do mundo”, responsável pelas obras de arte mais belas e consagradas. Pintura, música, dança, futebol, poesia, arquitetura, cinema, teatro e propaganda, tudo o que se imagina - e mais um pouco - leva a assinatura da criatividade.

O pincel passeia pela tela, transportando, em traços e cores, os sonhos do pintor. Os instrumentos acompanham cada letra de uma bela canção. As palavras se unem à mente do poeta para trovar os sentimentos. Os pés parecem flutuar sobre o palco, nos mais suaves movimentos do balé. Nesse ritmo, nascem gênios como Niemeyer, Chico Buarque, Einstein, Da Vinci, Freud, Drummond entre tantos outros. E assim a criatividade movimenta o frenético motor do planeta.

Mas é na cozinha que duas vias distintas se completam: o visual e o paladar. Sim! Quando a gastronomia e a criatividade se encontram, pode ter certeza de que coisa boa virá. E sabe aonde eles marcaram um encontro? Na nossa cozinha.

A criatividade está presente nas receitas exclusivas do Mr. Lenha. Uma das nossas maravilhas é o suculento medalhão de filé mignon com molho roti derramado sobre pedaços de carne, pimentas verdes e uma massa tagliatelle artesanal com um excêntrico molho de limão siciliano.

Uma viagem por Portugal e Itália fez nascer a deliciosa pizza Rústica. A perfeita combinação de presunto de Parma, rúcula e queijo grana padano surgiu após uma reunião em família regada aos ingredientes dessa pizza e acompanhada de figos verdes. O suave sabor fresco e frutado do queijo grana padano combina perfeitamente com a textura macia do presunto de Parma e do leve amargo da rúcula.

Na arte da gastronomia, a criatividade revela os sabores mais sublimes, capazes de deixar o paladar em estado profundo de adoração. Então, dê asas à sua imaginação e venha conhecer os nossos pratos!

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Um passeio por Lazio

Cuore del vecchio stivale


As portas de Lazio se abrem para o deslumbre dos nossos olhos. Acrópoles suntuosas, igrejas ricas em afrescos e fontes barrocas dão as boas vindas à região, berço do Império Romano. O Mr. Lenha acaba de embarcar numa viagem ao coração da Itália.

As mais belas construções italianas estão em Lazio, situadas principalmente na capital Roma, palco do Coliseu e da Fontana di Trevi. Mas as heranças medievais, barrocas, renascentistas e românticas se espalham também pelas províncias de Frosinone, Latina, Rieti e Viterbo. A paisagem local fascina tanto quanto as megalíticas construções. Formado por vastas praias, colinas de calcário, profundos desfiladeiros, vegetação baixa e verdejante, bosques de pinheiros, rasas planícies e pântanos, a região se divide entre a natureza exuberante e o cenário urbanístico.

Grandes nomes deixaram sua marca na região. Cícero, Marco Aurélio, Sêneca, Epicuro e Boécio fazem parte da rica galeria de personalidades de Lazio. São 3000 anos de história romana que contribuíram para glamorosos cenários arquitetônicos rústicos. O visitante respira cultura.

Mas os museus, as igrejas e as obras-primas também cedem espaço para uma arte que atrai ávidos admiradores, a gastronomia. Os suaves campos permitem que a agricultura se desenvolva, fornecendo alimentos frescos e matérias-primas de qualidade ímpar.

São cereais, frutas, videiras e oliveiras, além de criações de suínos, bovinos e ovinos, que dão consistência à forte economia e opções para a deliciosa culinária. E por falar na cozinha, que tal viajarmos pela parte mais saborosa de Lazio?

O centro político do país é também o ponto de encontro das receitas típicas do norte e do sul da Velha Bota. A gastronomia é regida pela pizza, risoto, carpaccio, espaguete, saltimboca, bruschetta e, se for possível, sempre com muito molho de tomate. Já para adoçar o paladar, é impossível visitar a capital Roma, sem experimentar o sorvete, conhecido como gelato.

Pois bem, conceda ao seu paladar um passaporte gastronômico direto para as cozinhas de Lazio. Nossas receitas, do Mr. Lenha, é claro, fazem você viajar à bela região italiana numa única e sofisticada degustação. As massas frescas, macias e saborosas deixariam até o mais exigente romano apaixonado. Complete, então, com os suculentos e temperados molhos quatro queijos, bolonhesa, rabiatta, pesto e carbonara. Ao final da última garfada, nós trazemos você de volta. Mas que tal fazer essa ponte aérea todos os dias?    

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Tempo

A linha que separa os sentimentos de amor e ódio em relação ao tempo é tênue. Somos escravos do tique-taque do relógio, e os ponteiros conduzem todas as ações do dia a dia.

Muitas vezes, pedimos para o tempo passar mais rápido. Outras vezes, caímos em contradição e gostaríamos que ele parasse. Quebrar o relógio até que poderia ajudar nesse caso. Mas o tempo não pararia. Pelo contrário. Seria desperdiçado. E ele é um bem tão precioso que não devemos abrir mão.

Mas esse tempo, misterioso e contraditório, nos reserva também verdadeiras delícias gastronômicas, que resistiram aos anos, aos séculos e aos milênios para saciar o nosso desejo presente. O tempo nos traz, de um período longínquo, receitas que se renovam entre as paredes da nossa cozinha todos os dias.

A gastronomia acompanhou a humanidade e percorreu os longos caminhos da história. Os primeiros passos foram percorridos já pelo Homo Sapiens, que caçava animais terrestres, aves e peixes para se alimentar. Mais tarde, há aproximadamente nove mil anos, os chineses prepararam as primeiras massas e, no mesmo período, os primeiros grãos de arroz eram colhidos. Na Itália do século XVI, os tomates começaram a ser misturados à massa. E, na França do século XVII, o rei Luis XIV criou uma ordem de apresentação dos pratos à mesa, começando pelas sopas, passando pelas entradas, seguidas dos assados e saladas e, por fim, as sobremesas.

Se Chronos, Deus do tempo na mitologia grega, tem mesmo o poder de controlá-lo, soube distribuí-lo muito bem. Presente na música, na literatura, no cinema, na gastronomia, nosso tempo é cada vez mais escasso e precioso. Mas, ainda assim, esperamos 30 meses para o saboroso presunto de Parma curar para podermos consumi-lo.
Mas e aquele breve tempo de espera num restaurante, após fazermos o pedido? Parece uma eternidade! A fome aumenta conforme o prato se aproxima: um panini, típico sanduíche italiano, preparado com fatias finas de presunto Parma, uma saborosa e macia camada derretida de mozarela de búfala, tomates suculentos cortados em cubos e uma aromática folha de manjericão. O perfume da massa fresca e quentinha, preparada no forno à lenha, se espalha pelo salão e seu poder de sedução paralisa o exato instante da degustação.

Tão poderoso a ponto de acelerar ou reduzir a velocidade ao seu bel prazer, o tempo simplesmente se paralisa para contemplar cada mordida no panini. E então, não perca mais tempo. Venha logo conhecer as maravilhosas receitas do Mr. Lenha.

Depois, não adianta reclamar que continua perdendo tempo!