segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Era uma vez numa noite de Halloween

O Mr. Lenha aproveita o Dia das Bruxas para acender uma lareira sob a luz do luar e contar uma história que ocorreu há muito tempo, numa noite de Halloween...

Era uma vez Antero, sujeito pacato, cortês e de uma sensibilidade fora do comum. A não ser pelo fato de que odiava imensamente o Dia das Bruxas. Dizia que essa data era mais uma bobagem importada dos Estados Unidos e que deveria ser proibida por aqui.

Para o seu azar, ano após ano, crianças fantasiadas das mais diversas figuras de horror o visitavam insistentemente pedindo guloseimas com aquela pergunta já habitual: “Doces ou travessuras”? Antero sempre recepcionava as “criaturinhas” da pior maneira possível. Ele se transformava e não lembrava, nem ligeiramente, o gentil cavalheiro que abria a porta do carro para as damas e que cedia seu lugar no ônibus aos idosos.

Mas, de repente, não mais do que de repente, um acontecimento macabro passou a acompanhar o jovem mancebo e um 31 de outubro passou a figurar, por um bom tempo, em seus pesadelos mais profundos.

Era noite de Halloween e os pequeninos agitavam as ruas do Jardim Oceânico pedindo doces. Até que um grupo de meninos cometeu um erro muito grave: bateram na porta do amargo Antero a fim de pedir doces. Furioso e sem suspeitar o que sua atitude acarretaria, além de não atender o pedido da garotada, para piorar, soltou seus cães que, sem cerimônia, os expulsaram de seu quintal.

O que Antero não poderia esperar era que certos atos cometidos numa noite de lua cheia poderiam acarretar consequências terríveis. Ao fugir dos cães mordazes, um dos “monstrinhos”, num misto de medo e raiva, proferiu o seguinte desejo: “Como eu gostaria que aquele homem se transformasse num ser horripilante!”. Mal sabia o menino que suas palavras teriam força sobrenatural.

A partir desse episódio, em todo dia de Halloween, ao romper a noite, o pobre Antero passou a sofrer uma desagradável mutação, transformando-se num ser assustador. Durante muitos anos, esse homem ficava aterrorizado com a proximidade do mês de outubro.
  
Até que, por obra do destino, Antero, buscando abrigo num forte temporal, entrou no Mr. Lenha. Ele ficou seduzido pelas opções do cardápio e tomou uma decisão outrora impensada: resolveu degustar todas as doçuras que o restaurante oferecia. Desde pudim de leite até o brigadeirão, passando pelos sorvetes e pelas pizzas doces de todas as cores, aromas e sabores. Nada passou ileso pelo extasiado paladar do atormentado cidadão.

Uma semana depois, poucos minutos o separavam de seu dia derradeiro. Só que, diferentemente do que vinha ocorrendo, Antero não passou pela tão temida mutação. Nesse momento, ele se deu conta que os doces do Mr. Lenha haviam adocicado sua alma. Agradecido, decidiu que distribuiria guloseimas para a garotada em todo Dia das Bruxas e jamais deixaria de passar uma única semana sem saborear as poderosas sobremesas do Mr. Lenha.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Santa degustação!


O que seriam de nossas papilas gustativas sem a saborosa pizza? Nossos agradecimentos aos seus criadores, os egípcios, e vida eterna à Itália, que a aperfeiçoou e difundiu sua deliciosa fama pelo planeta.

Por onde passa, a redonda deixa uma legião de admiradores que, além de manter viva o que nela há de mais tradicional, não para de dar à luz a novas combinações. Versões light, exótica, doce, vegetariana dentre tantas outras variedades, cada uma mais sedutora que a outra.       

Com água na boca, você deve estar pensando: como eu gostaria de me deleitar com vários desses sabores!

Pois bem! Se você nunca experimentou essa sensação e vive sonhando acordado, seus problemas acabaram! O Mr. Lenha transformou a utopia em realidade e abriu alas para a Degustação de Pizzas.  Uma indescritível viagem ao êxtase gastronômico que ocorre sempre de terça a quinta e aos domingos de feriados, a partir das 18h.

A Degustação de Pizzas consiste em 15 sabores exclusivos por um preço único. É para degustar quantas pizzas desejar. Detalhe: tudo preparado na hora pelo pizzaiolo, especificamente para cada mesa. Não se trata de rodízio. Você solicita os sabores desejados diretamente ao garçom. E, se preferir, a casa prepara uma sequência especial para a sua mesa. A pizza para a degustação é montada sobre uma massa fininha, bem mais leve, e o recheio vem em porções reduzidas para que você possa experimentar a maior variedade de sabores.

Conheça os sabores e deguste à vontade:

- Mediterrânea
Molho de tomate, conserva de berinjela, abobrinha e pimentão vermelho no azeite extra virgem coberta com parmesão e rúcula.

- Al Capone
Molho de tomate, mozarela, peperoni e orégano.   

- Champignon
Molho de tomate, champignon ao alho e óleo e rúcula.

- Marguta
Molho de tomate, mozarela, peito de peru defumado, legítimo catupiry e alho poró.  

- Genova
Molho de tomate, mozarela, palmito, tomate seco e manjericão.

- Escarola
Molho de tomate, mozarela, calabresa, escarola no azeite e alho e orégano.

- Catupiry Especial
Molho de tomate, mozarela, legítimo catupiry, presunto, ovo e manjericão.

- Alho
Molho de tomate, mozarela e alho torrado.

- Toscana
Molho de tomate, mozarela, calabresa moída e catupiry.

- Zuchine
Molho de tomate, mozarela e fatias de abobrinha no azeite extra virgem e alho cobertas com parmesão.

- Canadense
Molho de tomate, mozarela, lombo canadense, cebola, azeitona preta e manjericão.

- Tonno
Molho de tomate, mozarela, atum, farelos de gorgonzola e orégano.

- Banana
Com ou sem mozarela, banana e canela com açúcar.

- Banana com chocolate
Com ou sem mozarela, rodelas de banana e calda de chocolate.

- Goiabada com requeijão
Com ou sem mozarela, goiabada com legítimo catupiry.

* De terça a quinta, exceto feriados, R$20,90 e aos domingos, R$ 25,90.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Um passeio por Puglia

Regione che dà orgoglio 


O cruzeiro do Mr. Lenha por terras italianas desembarca hoje num paraíso esculpido ao sul do país, a região de Puglia, o famoso “salto” da Velha Bota. Suas terras são cortadas por montanhas, bosques e colinas, tudo cercado pelos límpidos mares Jônico e Adriático.

Na comuna de Bari, capital de Puglia, os habitantes têm tanto orgulho da beleza local que dizem: “Se Paris tivesse mar, seria uma pequena Bari”. Isso mostra todo o amor pela terra natal aliado ao senso de humor típico da região. A mescla bem sucedida da modernidade com a cultura de raízes antigas, a transformou em um dos principais centros econômicos da Itália.

Passeando por suas províncias e contemplando cada recanto descoberto em suas comunas, vamos além do encantamento provocado por sua exuberância e nos deparamos com uma história riquíssima. Ao longo dos séculos, um repertório de povos habitou seu território e o presenteou com uma diversidade majestosa. As cidades possuem fortes heranças artísticas, além das deslumbrantes arquiteturas barrocas expostas nas igrejas e de traços romanos presentes em rústicas construções tipicamente medievais.

E já que falamos das artes, vamos entrar na artística cozinha pugliese e nos envolver com o fascinante leque culinário que ultrapassa o limite do apetite. A gastronomia da região é feita basicamente do que nasce em suas terras somado ao que se pesca no mar.

A culinária se baseia em quatros saborosos pilares, responsáveis pelo aroma, ingrediente e tradição: azeite, trigo, verduras e hortaliças. Ingredientes como brócolis, couve, rúcula, chicória e berinjela recebem os frutos do mar como ostras, mexilhões e peixes variados que incrementam ainda mais a apetitosa gastronomia. As oliveiras nascem ricas em frutos, contemplados pelo forte Sol, brisas suaves e solo fértil. As azeitonas são carnudas e deliciosas, perfeitas matérias-primas de azeites densos, dourados e saborosos. Já os grãos são utilizados na preparação dos pães macios e gostosos.

E claro que o Mr. Lenha soube extrair detalhes deliciosos da cozinha pugliese e montou um antepasto de dar água na boca. Experimente o nosso antepasto preparado com três acompanhamentos: o tapenade, com azeitona preta, aliche, alho, azeite e limão siciliano; a conserva de berinjela, com pimentão vermelho e pimenta do reino; e a pasta de atum com salsa e cebolinha. Todos servidos com uma deliciosa focaccia salpicada de alecrim.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

A história curiosa do restaurante


Restaurante é um espaço de confraternização, onde as pessoas se reúnem para bater papo, encontrar amigos, fechar negócios e se satisfazerem entre pratos e bebidas. Para impressionar os clientes, investe-se pesado em ambientes acolhedores e principalmente sedutores para que a experiência seja a mais agradável possível. Mas poucos sabem – acho que ninguém – que a origem da palavra restaurante não tem nada a ver com o glamour ostentado por esses estabelecimentos mundo afora.

Pois bem, o Mr. Lenha aterrissou em território francês para viajar na história desse vocábulo e trouxe uma história para lá de curiosa: até meados do século XVIII, a palavra restaurant, em francês, queria dizer “fortificante”. Tratava-se de um caldo com carnes, legumes e ervas, utilizado para recobrar as forças dos trabalhadores.

Por volta de 1765, um senhor parisiense, chamado Boulanger, colocou uma placa, em frente ao seu botequim, com os seguintes dizeres: "Boulanger vende restaurantes divinos". Locais como esse foram apelidados então, pelos franceses, de “casas de saúde”.

O hábito de se consumir alimento nesse tipo de estabelecimento só aconteceu a partir de 1786. E graças à Revolução Francesa, ocorrida em 1789, os restaurantes ganharam força e prestígio, herdando os cozinheiros e os serviçais da nobreza, que havia sido expulsa do poder. Com o tempo, o leque de opções no cardápio aumentou e os cenários para degustação ganharam toques de requinte e sofisticação.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Criatividade tupiniquim


Cada país possui uma cultura que o define como sociedade. As pessoas carregam as diferenças na língua, no pensamento e na atitude e tudo isso se reflete diretamente na gastronomia. E esse é sempre o assunto mais gostoso em pauta!

Algumas receitas se destacam no cenário mundial e carregam na bagagem um pedaço de cada país. Quando pensamos na gastronomia de um determinado país, um prato típico sempre nos vem à cabeça.

No Brasil, a feijoada nos deixa bem na fita no cenário gastronômico mundial. Os franceses apostam no requintado escargot. Os Estados Unidos trazem o calórico hambúrguer. O saboroso churrasco representa bem a Argentina. Os mexicanos trazem os crocantes nachos. O Japão expressa toda a disciplina na montagem do delicado sushi. A Espanha faz uma apetitosa mistura na paella. Os portugueses vão ao mar buscar o bacalhau. Os alemães apreciam o chucrute. O ceviche é o chamariz da cozinha peruana. E na Itália nem precisamos dizer que, entre as massas, a pizza reina absoluta!

Nós, brasileiros e amantes assumidos da boa culinária, somos conhecidos como um povo hospitaleiro, alegre, malandro e criativo. Ostentamos, com merecimento e orgulho, tais características e transmitimos para cada tudo o que fazemos. E é lógico que todo esse jogo de cintura tupiniquim também entra em campo quando o assunto vai para a cozinha. Fazemos das receitas um laboratório saboroso para as mais apetitosas criações.

Aqui, no Mr. Lenha, por exemplo, as pizzas ganham versões magníficas. Nossas massas artesanais, de superfície crocante e interior macio, recebem as mais deliciosas coberturas.

Que tal a pizza rústica? Ela traz a gratificante combinação do presunto Parma com o queijo Grana Padano, de textura lisa, sabor fresco e frutado. A rúcula completa a perfeita harmonia entre os ingredientes. Outra criação nossa é a fascinante pizza Pompéia, que leva um delirante molho de tomate, uma farta camada de mozarela, camarões graúdos no azeite, azeitonas pretas, rúculas frescas ao centro e parmesão ralado.

Então, ficamos combinados: nós inventamos as mais maravilhosas pizzas e você fica incumbido de saboreá-las! 

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Mr. Lenha na mídia

                                                                                                                                                                    


quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Um passeio pela Basilicata

Semplice, ma grandioso


Continuamos nossa viagem pelos recantos da Itália. Vamos conhecer hoje a bonita e singela região da Basilicata. Localizada ao sul da Velha Bota, é ladeada pelas regiões da Puglia, da Campânia e da Calábria. Por conta de seu quase isolamento geográfico, pequenas áreas de seu território têm acesso às faixas litorâneas, banhadas pelos mares Jônico, à sudeste, e Tirreno, à sudoeste. Sua capital é a comuna de Potenza.

Desenhada em linhas sinuosas pelas mãos da Mãe Natureza, a paisagem é salpicada por montanhas e compõem, junto com  bosques e aldeias, um cenário poético e acolhedor. Suas províncias históricas, Matera e Potenza, possuem riquíssimos sítios arqueológicos e são consideradas patrimônios da humanidade pela Unesco.  

No passado, a Basilicata foi conhecida como Lucania por causa dos lucanis, povo que habitou a região na antiguidade. Aliás, falando em antiguidade, ela fez parte da Magna Grécia, área colonizada pelos gregos ao sul da península itálica. Marcada por inúmeras guerras, contou com a presença de diversos grupos étnicos. Resultado: culturas e tradições de diferentes povos ajudaram a moldar essa sociedade, que alia, de modo quase imperceptível, o cristão ao pagão.      

As atividades são voltadas para o pastoreio, o que se reflete na cozinha. E sua culinária mostra o poder que a simplicidade tem de encantar os paladares mais exigentes. Dentre os alimentos mais importantes de sua gastronomia estão a pimenta, as carnes - em especial, a de porco – e, é claro, como manda a tradição italiana, os pães.

E nós, aqui do Mr. Lenha, fomos até essa rústica região italiana para trazermos todo o talento e o esplendor artesanal dos padeiros lucanos. Seguimos a rígida doutrina na preparação de nossos pães para oferecermos o que de melhor a gastronomia da Basilicata  pode oferecer. Sirva-se à vontade com as nossas focaccias, bruschetas, calzones, cornicciones e paninis!

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Faz de conta que você é criança!


No mundo da fantasia, não existe limite para a imaginação. E nós embarcamos numa viagem sensacional e descobrimos que magia e gastronomia se misturam numa harmoniosa história infantil. Você é nosso convidado para dar asas às suas tenras ilusões e nos acompanhar nessa aventura.

Peter Pan entra pela janela do quarto e, junto com a fada Sininho, convida Wendy, João e Miguel para conhecerem um lugar onde as crianças não crescem. Graças a um pó brilhoso e um pensamento feliz, num passe de mágica, o trio alça voo rumo à Terra do Nunca. Quem já não sonhou, em seus sonos mais pueris, tocar as nuvens tal qual algodão-doce, cantar com sereias e fadas, brincar de amarelinha sobre as águas e lutar contra piratas malvados, mas um tanto desastrados? Tudo é possível nessa ilha encantada. Até mesmo criar um horizonte repleto de delícias apenas com a força da mente.

Na fábula de Peter Pan, quando chega a hora da refeição, a criatividade flui e a mesa vazia se transforma em um farto banquete preparado pela imaginação fértil dos pequeninos. Isso mesmo! Eles podem devorar tudo o que desejam: chocolate, pizza, banana, sorvete etc. Ah! Só de pensar, dá água na boca. E se você fosse um dos personagens e tivesse esse poder, certamente escolheria as receitas do Mr. Lenha.

Em nosso cardápio, a utopia se torna realidade! Você vai flutuar com o aroma de nossos pratos e sentir o sabor que nem mesmo a sua imaginação poderia reproduzir. Venha surpreender o seu paladar com nossa gastronomia fantástica!

Feliz dia das eternas crianças!  

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Gastronomia dos deuses


Comida divina! Gastronomia dos sonhos! Néctar dos deuses!

Quem nunca declinou uma dessas frases ao se deparar com um prato de sabor extraordinário? O ato de comer vai muito além da necessidade básica de sobrevivência do ser humano. No momento em que a comida toca a boca, o sentido do paladar entra em ação, proporcionando prazer, satisfação e até poder. Não é uma simples refeição que está sendo ingerida. Trata-se da sensação inigualável do desejo saciado.

A gastronomia está envolta em lendas, mitologias, folclores, sonhos e fantasias. Daí, as expressões que remetem ao surreal. Na mitologia grega, as divindades se reuniam no Monte Olimpo para desfrutarem dos fartos banquetes oferecidos por Zeus. O famoso néctar dos deuses, produzido a partir da fruta ambrosia, não era acessível aos mortais. No palácio de Zeus, a iguaria era servida por Hebe, deusa da juventude, a cada um dos imortais. Da ciumenta Hera ao vingativo Apolo, passando pela aventureira Ártemis, seduzindo a amorosa Afrodite e embevecendo o delirante Dionísio. A ambrosia era tão poderosa que até o mais prepotente dos deuses se inclinava perante o seu sabor.

De acordo com a mitologia, alguns ingredientes presentes em nossas receitas, também foram forjados pelos deuses. O solo grego de Acrópole, por exemplo, viu nascer a primeira oliveira repleta de frutos, quando Atena, a deusa da sabedoria, ergueu a árvore e fez jorrar azeite – o ouro líquido – de suas folhas. A localização do território grego junto ao Mar Mediterrâneo permitiu ainda que, nessas terras quentes, brotassem frutas frescas, coloridas e suculentas como melancias, pêssegos, damascos, melões e cerejas. A intensidade do aroma e das cores estava presente também nos pepinos crocantes, nos tomates vermelhos e macios, nas cebolas doces, nas ervas balsâmicas e nas verduras maduras, que os mortais ofereciam aos seus deuses.

E se os deuses mitológicos aceitavam e degustavam, com deleite, as oferendas, imagina o poder que esses ingredientes tão saborosos têm sobre nós, simples mortais?

Pois bem, o cardápio aqui do Mr. Lenha é digno de encantar até mesmo o apurado paladar de Zeus. Na Grécia antiga, seríamos escolhidos para preparar nossas saborosas receitas no Monte Olimpo. Um banquete que levaria Ícaro às nuvens!

Que tal vir aqui à Barra para saborear nossa comida divina?

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Um passeio pela Calábria

Sorprendente sapore

Nós, do Mr. Lenha, vamos hoje a um lugar repleto de surpresas: a região da Calábria. Uma estreita península no extremo sul da Itália, banhada pelos mares Tirreno, Jônico e Mediterrâneo. Uma genuína pérola, acolhida por montanhas e beijada pelo litoral.

Famosa por seus contrastes, ao mesmo tempo, foi castigada e presenteada pela natureza. Agraciada com rios torrenciais, lagos límpidos e cristalinos, lindos campos e clima quente em boa parte do ano, a Calábria também sofre com impetuosas chuvas e um inverno rigoroso. Seu litoral, de costa rochosa, convive harmoniosamente com os mares que o cercam.

Montanhas e colinas compõem a maior parte do seu território, contemplando nativos e visitantes com uma atmosfera bucólica e uma beleza peculiar. Por conta de sua posição geográfica, de quase isolamento em relação às demais regiões da Velha Bota, a Calábria se destaca pela originalidade de sua cultura, fortemente influenciada pelos gregos.

Tradicional e folclórica. Pagã e católica. Suas raízes se entrelaçam de formas distintas, inclusive no patrimônio artístico. As aldeias, normalmente situadas nos cumes das colinas, se espalham pelas províncias de Catanzaro, Cosenza, Crotone, Reggio Calábria e Vibo Valentia. Nelas, a arte se desenvolve artesanalmente em vasos cerâmicos, esculturas em madeiras e ferros forjados em pedra. Por outro lado, existem as heranças milenares deixadas pelos colonizadores, como as ricas zonas arqueológicas, os suntuosos monumentos bizantinos, os majestosos palácios e castelos, as luxuosas igrejas e as valiosas telas barrocas de Mattia Preti.

Além de encantar o olhar, a Calábria das mil surpresas seduz o paladar com uma gastronomia rude, sóbria e rigorosa, mas de sabor extraordinário. Seus cogumelos são considerados os melhores da Itália, com destaque para o porcini e o cardoncello. A região também tem um papel importante na produção de castanhas e no cultivo da uva.

Mas quando o assunto chega ao interior da cozinha, a carne suína reina nos espetos, nas grelhas e nos fornos. A herança que caracteriza o paladar do povo calabrês vem dos gregos e albaneses, que vivem lá até hoje. A mescla dessas culturas acrescenta ainda cebola, azeitona e folhas de louro ao tempero.

Para se familiarizar com o sabor extraordinário da Calábria, basta abrir o cardápio do Mr. Lenha. Os temperos e os ingredientes da região vão surpreender o seu paladar.