segunda-feira, 29 de agosto de 2011

O Mr. Lenha é tudo de bom!


O Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca, reserva, em meio às suas ruas movimentadas, praças e avenidas um local especial, onde a gastronomia é amada e muito bem tratada. Nós, do Mr. Lenha, fazemos da culinária, uma arte e da massa, nossa obra-prima.

Nossa fachada é simples, mas muito atraente. A iluminação é ideal para despertar a atenção sem alarde. Após às 18h, já é possível sentir o cheiro de nossas pizzas saindo do forno à lenha, fresquinhas e quentinhas, mesmo do lado de fora. Que tal então dar um passeio pelo interior da casa?


O ambiente intimista e aconchegante é um convite tentador para uma degustação sem pressa. As paredes, adornadas em madeira, e os quadros abstratos dão um quê luxuoso à decoração. E a iluminação à meia-luz é perfeita, ideal para uma comemoração romântica.

As pizzas são preparadas de forma artesanal antes de irem para o forno à lenha, aguçando ainda mais o apetite. E a variedade no cardápio agrada a gregos e troianos e também os brasileiros.

Agora, você já conhece o Mr. Lenha. É hora então de conhecermos você. Faça-nos uma visita num dia desses em que esteja precisando espairecer, sair daquela rotina massacrante. Você vai relaxar profundamente e ainda saborear receitas que parecem ter vindo diretamente das regiões celestiais!

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Nasci pouco depois da agricultura


A incerteza paira sobre a minha origem. Há quem diga que eu nasci na China, no séc. I D.C. Outros dizem que foi em Trábia, numa cidadezinha perto de Palermo, na Itália, no ano de 1154 D.C. Mas o certo mesmo é que há indícios sobre minha existência antes mesmo das pirâmides de Gizé serem construídas. 

Eu já estava aqui quando inventaram a roda e li as primeiras palavras escritas. Eu vi as cidades crescendo em volta do Mar Egeu e o Stonehenge sendo construído de acordo com as fases da Lua. Assisti ao início do Império Assírio e, na China, alimentei toda a Dinastia Shang. Os etruscos me levaram para o Velho Continente e vi o Rei David unir Judá a Israel. Mas triste mesmo foi ver os lindos Jardins Suspensos da Babilônia serem destruídos pelos persas.

Eu vi a ascensão e o declínio do Império Romano e os três Reis Magos seguindo uma estrela. Enquanto na China unificada, a bússola indicava o caminho a ser seguido, o Budismo chegava ao Japão e eu à Itália, levada por Marco Pólo.

Nas Américas, os Incas construíam Machu Picchu, enquanto os Maias viviam o apogeu. Na Ásia, quem reinava era Gengis Khan e, na Europa, Joana D’Arc foi considerada bruxa. Quando Gutenberg inventou a imprensa, noticiando a queda de Constantinopla, vi nascer a Idade Moderna. Lembro das obras de arte renascentistas, de Colombo descobrindo a América e de Cabral pisando em terras tupiniquins.

Mais tarde, assisti à Revolução Francesa e a transição para a Idade Contemporânea. Viajei com Charles Darwin pelo mundo e já estava aqui no Brasil quando Dom Pedro I declarou a independência. Dancei nas rodas de samba na casa da Tia Ciata, na companhia de Pixinguinha, Sinhô e João da Baiana. Fechei os olhos diante das duas tristes guerras, mas continuei alimentando a todos que necessitavam da minha presença. Mas tive a alegria de ver o homem pisar na Lua e de vibrar com os dribles do Mané e com os gols do Pelé.

Dentre as diversas versões sobre o meu surgimento, uma ganha destaque: minha história se iniciou em 10000 A.C., com os primeiros relatos sobre a dedicação do homem à agricultura. Mas foi aproximadamente no ano 7000 A.C. que o homem e o trigo cruzaram seus caminhos.

Os cereais inicialmente eram colhidos todos juntos. Mas de colheita em colheita, de geração em geração, o homem começou a separar os cereais e a manipulá-los. Dessa forma, os grãos do trigo foram separados dos outros cereais e depois moídos. A farinha foi amassada e misturada à água, dando origem a uma massa fina, que era posta sobre uma pedra quente e aquecida.

Já descobriu quem sou eu? Muito prazer, eu sou a massa!

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

A arte da gastronomia

A mola mestra das mais belas obras de arte chama-se sentimento. Em cada cor pintada, em cada expressão moldada, em cada cena gravada, em cada palavra cantada há uma excessiva dose de emoção em que o artista expressa o amor, a raiva, a paixão de uma forma que talvez só ele entenda, mas que muitos podem admirar.

O pincel dança pela tela de Monet como se fosse uma bailarina sob os holofotes do Theatro Municipal. As cores se destacam nas obras de Picasso como os versos de Vinicius de Moraes, enquanto Gene Kelly cantava na chuva usando as telas de cinema como palco para um show musical. O que dizer das esculturas de Michelangelo, que ganhavam vida com gestos e expressões que mais pareciam uma atuação de Paulo Autran?

Quando falamos de arte, logicamente vem à mente os enigmáticos quadros de Leonardo Da Vinci, os hilariantes filmes de Charles Chaplin, as divertidas músicas de Noel Rosa, os irônicos versos de Luis Fernando Veríssimo, as perfeitas esculturas de Aleijadinho, os passos delicados de Ana Botafogo e as emocionantes atuações de Sérgio Britto. Essas são as sete mais fortes expressões de arte. Mas a arte vai muito além desses sete pilares. Está em cada gesto de carinho, em cada brincadeira de criança, em cada tempero salpicado num prato.

Poderíamos citar a oitava, a nona, infinitas artes, que fazem a vida valer a pena. Poderíamos citar um instinto básico de cada ser vivo como uma arte. Sim, a arte de comer!

Degustar um prato vai muito além de um simples ato mecânico de sobrevivência. Experimente fazer uma pizza como nós do Mr. Lenha fazemos, com a mesma paixão que se escreve um verso. Adicione o molho com a leveza de uma dançarina, acrescente a cobertura como se estivesse pintando o mais belo dos quadros, decore a massa com a precisão de um escultor, faça do forno uma tela de cinema. Depois de pronta, faça de sua mesa um palco. Certamente, você ouvirá belas sinfonias a tocar enquanto saboreia cada pedaço de sua obra-prima.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Gastronomia para carioca ver

Entrada: salada mix
Os fornos da Cidade Maravilhosa estão aquecendo para receber um verdadeiro show de temperos e sabores. A 1ª edição do Rio Gastronomia, que acontece de 19 a 28 de agosto, promete abrir o apetite dos cariocas com uma vasta programação que reunirá música, história, cultura, lazer e muita comida boa, é claro!

O evento reserva boas surpresas como a Cozinha Show, que vai levar chefs renomados a bordo de um caminhão para percorrer toda a cidade, ensinando receitas simples e rápidas; um concurso que elegerá a melhor feijoada dentre as escolas de samba cariocas e uma visita do historiador Milton Teixeira a diversos restaurantes para falar sobre a origem de vários pratos.

Prato principal: penne ao funghi
 Nós, do Mr. Lenha, já garantimos presença. Vamos oferecer receitas exclusivamente deliciosas. Ou seriam deliciosamente exclusivas? De entrada, o mix de alface americana, rúcula, tomate seco, palmito e mozarela de búfala. Como prato principal, penne ao funghi, com a nossa massa artesanal, coberta com molho cremoso de cogumelos e finas lascas de grana padano. E para adoçar o paladar, o delicioso Gelati, duas bolas de sorvete com calda quente de chocolate, passas brancas e amêndoas.

Sobremesa: Gelati
Contrariando os que dizem que agosto é o mês do desgosto, o Rio Gastronomia vem com muitas delícias. O mês de agosto promete fartura, diversão e bom gosto!

A programação completa do Rio Gastronomia está no http://www.riogastronomia.com/.

Mr. Lenha na mídia



segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Brasil e Itália juntos e misturados

Quando duas culturas diferentes se encontram, há um choque inicial em que tudo é novidade, desde a língua aos costumes. Mas a troca de informações acaba por enriquecer ambas as partes. E na cozinha não podia ser diferente. Receitas típicas de um país ganham novas versões ao aportarem em outras terras.
                                           
No Brasil, por exemplo, temos inúmeras receitas internacionais que, ao desembarcarem por aqui, acabam virando pelo avesso. Mas, no final, ficam boas demais. Vamos juntar então a tradicional cozinha italiana com a criativa culinária tupiniquim?

Ok, vamos lá! Da região da Lombardia, na Itália – onde se localizam a luxuosa cidade de Milão, a badalada província de Monza e os belos campos floridos de Lodi – nasceu o famoso risoto, prato adorado pelos brasileiros. Pois bem, nós, no Mr. Lenha, misturamos o prato típico da Lombardia com a arretada cozinha nordestina.

Dessa excêntrica combinação, que une o charme italiano ao calor, simpatia e felicidade do brasileiro, surgiu uma receita de fazer a Ana Maria Braga se esconder debaixo da mesa para saborear: o risotto di carni secchi i zucca, ou, se preferir, risoto de carne seca com abóbora. Podemos chamá-lo também de risoto de jabá com jerimum, como a carne seca com abóbora é mais conhecida lá no Nordeste.

Ficou com água na boca? Dá então um pulinho aqui no Mr. Lenha e surpreenda o seu paladar com esse sabor que mistura duas culturas tão fascinantes.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

O glamour do queijo brie

Se a Itália é palco de grandes obras de arte gastronômicas, a França também não fica para trás. O charmoso país, berço de Brigitte Bardot, Edith Piaf e Coco Chanel, é sinônimo de glamour e requinte, tanto no luxuoso mundo da moda quanto no apetitoso mundo da gastronomia.

Os extensos vinhedos franceses dividem espaço com a produção artesanal de queijos. Na província de Brie, por exemplo, a 50km de Paris, nasceu um dos melhores queijos do mundo e que leva o mesmo nome da cidade. Trata-se do aclamado queijo brie, que se caracteriza por uma superfície branca e aveludada com interior cremoso e de forte sabor. 

Com aroma semelhante ao do cogumelo, está presente em uma de nossas deliciosas opções de panini. O sanduíche de origem italiana, de massa fina e crocante, alia, em seu suculento e farto recheio, o refinado queijo brie acompanhado de mozarela, blanquet de peru e tomate cortado em cubinhos.

Experimente a união da mais saborosa com a mais glamourosa cozinha do mundo em um só sanduíche. Todo o sabor da tradicional massa italiana com o toque requintado do queijo francês. Hmmmm magnifique!

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Saúde é o que interessa!


Quando os ponteiros do relógio indicam 12h (meio dia), bate uma estranha sensação de a manhã ter voado. Do lado de fora, o Sol está a pino e o estômago anuncia uma fome avassaladora. Mas a pilha de papeis ao lado da mesa e a quantidade de serviço para concluir não permitem uma refeição decente. Nesse momento, qualquer coisa se torna suficiente para encher a barriga e continuar a elevar o nível de estresse. Quem paga o pato é sua saúde mental e corporal.

Essa é a triste realidade da maioria das pessoas, que substituem aquele momento de relaxamento por um lanche rápido e pouco nutritivo. E uma das chaves para uma saúde estável e de um nível de estresse baixo está naquela hora de almoço bem tirada, com refeição de qualidade.

Aqui, no Mr. Lenha, quando o relógio marca 12h, o nosso farto buffet oferece qualidade com grande variedade. Todas as receitas são elaboradas criteriosamente pela nutricionista Andréa Mosqueira. Os nossos alimentos estão sempre frescos e as verduras e legumes completam, com equilíbrio, a refeição.

A massa preparada artesanalmente e os temperos naturais, livres de aromatizantes e conservantes artificiais, são um chamariz para quem aprecia a boa culinária. Nossas receitas são um convite tentador para o apetite. O sabor de nossos pratos é arma de sedução para a conquista de paladares exigentes.

Experimente abandonar a maçante e insalubre rotina. Faça uma reviravolta gastronômica aqui no Mr. Lenha. Você é o que você come. Corpo e mente agradecem!

Leia mais sobre nosso almoço clicando aqui.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

O orvalho do mar


Quando os ventos do mar mediterrâneo sopram contra o continente, as folhas de alecrim dançam sob o sol escaldante. O arbusto rústico e ramificado resiste à fúria climática e ao solo árido da região para enriquecer as receitas que contam com o seu fino sabor.

O alecrim é muito apreciado como tempero para preparação de massas, aves, carnes de caça, frutos do mar, linguiças e batatas. Seu paladar singular e o aroma forte e agradável propiciam receitas das mais saborosas, como as do nosso cardápio.

O “orvalho do mar” – como a erva é conhecida entre os romanos – é o segredo de muitos chefs para dar aquele toque mediterrâneo às suas receitas. No cardápio aqui da casa, está presente na saborosa entradinha preparada de forma artesanal, o corniccione, massa fina e crocante, que chega quentinha do forno, coberta de azeite com alecrim e salpicada de sal grosso. O sabor é capaz de hipnotizar. A cada mordida, estala e desmancha na boca, enquanto o alecrim exala um suave perfume.

Os ventos trouxeram do Mediterrâneo essas finas folhas que enriquecem o cardápio do Mr. Lenha. E nós, adoradores da boa gastronomia, só temos a agradecê-lo.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Aventura gastronômica V


Quem nunca teve aquela gostosa sensação de satisfação e de realização depois de se deliciar com uma refeição saborosa? Foi assim que se sentiu o jornalista que veio aqui no Mr. Lenha produzir as fotos dos nossos novos pratos. Fotos? Sim, ele veio para isso. Mas foi o que menos fez.

Sua aventura gastronômica* chegava ao fim. Mas antes de terminar a saga, restava a quinta e última receita. Regulou a luminosidade da câmera fotográfica, ajustou para o ambiente local e flash, o último capítulo!

Para fechar com chave de ouro, risotto di gamberi i brie, uma harmoniosa combinação da culinária italiana com um sutil toque francês. O inquestionável arroz arbóreo ganhava a companhia de carnudos camarões frescos e um queijo brie de alta qualidade, com textura delicada na superfície e interior macio. A junção do queijo brie com risoto de camarão trouxe suavidade e um glamour francês à receita.

“Hmmmmm”! Foi assim que reagiu à primeira garfada. Havia algum segredo indecifrável naquela receita. A mescla das mais ricas culinárias do planeta, a italiana e a francesa, era a premissa de uma refeição inesquecível. A explosão de sabores em sua boca foi surreal. A cremosidade do risoto o deixou perplexo e, a cada garfada, nascia involuntariamente uma expressão de puro prazer.

O jornalista então recolheu seu material de trabalho e partiu agradecido, guardando, em imagens, a melhor experiência gastronômica de sua vida. Gente, termina aqui essa maravilhosa aventura gastronômica. Foram cinco capítulos de fazer inveja ao Manoel Carlos. Mas não fique aí salivando de vontade. Venha se deliciar também com os nossos pratos. O Mr. Lenha está de braços abertos!