sexta-feira, 29 de julho de 2011

Finas folhas de manjericão


O manjericão é dono de uma delicadeza que contrasta com a personalidade forte de seu sabor. O tom verde de sua folha traz uma beleza exuberante aos pratos que recebem a dádiva de sua presença.

Seja no risoto, na salada, no panini ou na pizza, é impossível resistir ao aroma dessa erva capaz de seduzir o mais exigente paladar. Não se surpreenda se sua pele arrepiar e seus olhos pararem de piscar, quando seu apetite ansiar por um pedaço de nossas receitas desmanchando em sua boca.

A presença do manjericão dá um toque poético ao prato. Seu místico sabor fez o tempero ser tão admirado, que é tratado quase como divindade na Índia e como “talismã do amor” no México. E não é para menos. A fumaça exalada, quando misturada às suas folhas, despertam sensações olfativas inimagináveis.

Aproveite o melhor que suas papilas gustativas podem experimentar com as nossas receitas que utilizam as finas folhas de manjericão frescas. Sutileza e força reunidas numa erva única.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Aventura gastronômica IV


O próximo prato combinava perfeitamente com o clima frio do dia das fotos. O jornalista abriu um largo sorriso quando soube que a penúltima receita levava cogumelos, fungos comestíveis, conhecidos e adorados desde a antiguidade. Historiadores afirmam que os chineses e egípcios já utilizavam diversos tipos de cogumelos para complementar a alimentação por serem extremamente ricos em nutrientes. Eles já sabiam das coisas!

O garçom cruzou o restaurante enquanto o escalope ao funghi exalava o tão característico perfume dos cogumelos. As iguarias podem não ser as mais fotogênicas, mas são de um raro e único aroma e sabor. Uma garrafa de vinho tinto dava um toque especial.

O prato, ainda quente, estava pronto para ser degustado. Um suculento e macio filé mignon, coberto com molho de queijo ao funghi acompanhado de arroz puxado no próprio molho. A primeira garfada foi longa e vagarosa. O jornalista queria sentir a textura de cada um dos cogumelos ali presentes. Uma segunda garfada serviu para certificar que não era um sonho, seguido de um espontâneo “Hummmmmmmm!”. Esta foi a deixa para harmonizar a receita com um vinho tinto chileno Carmen Classic Carménère. E que venha o último prato!



sexta-feira, 22 de julho de 2011

Panini


No século XVIII, o inglês John Montagu, lorde de Sandwich, costumava virar as noites jogando carta com os amigos. Numa dessas noites inglesas, sentindo muita fome, pediu aos serviçais algo que fosse fácil de comer na mesa sem lambuzar as mãos. Serviram um bocado de carne entre dois pedaços de pão. Estarrecidos com a curiosa iguaria, os parceiros de carteado passaram a pedir “igual ao de Sandwich”. Assim, nascia o sanduíche e John Montagu levou toda a fama.

Hoje, com tantas formas, nomes e maneiras de preparo, o sanduíche ganhou características diferentes em cada país, em cada região. Surgiram o sanduíche americano, com queijo, presunto, ovo, alface, tomate e maionese; o Beirute, com pão sírio, rosbife, queijo, alface e tomate; o hambúrguer; o cachorro-quente; o misto quente; o Bauru e tantos outros.

Mas quando a moda chegou à Itália... Bem, os italianos, verdadeiros mestres da gastronomia, trataram de inventar o sanduíche deles, e presentearam o mundo com o panini. E como nós, aqui do Mr. Lenha, não negamos a admiração pela culinária da Velha Bota, escolhemos o panini para representar toda a gama de sanduíches do mundo. São quatro opções. Vai resistir?

Um deles vem com fatias finas de presunto Parma, uma saborosa e macia camada derretida de mozarela de búfala, tomates italianos suculentos cortados em cubo e uma aromática folha de manjericão para dar o toque final. Nem vou falar dos outros três, porque ainda não almocei. Vou correndo lá na cozinha. Já prepararam o meu.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Aventura gastronômica III

Como nas aventuras gastronômicas anteriores*, o jornalista aguardava ansiosamente o terceiro prato chegar para iniciar mais uma sessão de fotos. A ansiedade era grande: “Qual seria o próximo?”.

E eis que ao fundo, ele se aproxima vagarosamente, como se fosse uma cena de um filme em que a sedutora protagonista se aproxima com os cabelos mexendo ao vento dando passos cadenciados. 

Quando o garçom pôs o prato sobre a mesa, o jornalista lambeu os beiços, enquanto suas pupilas se dilatavam curiosas: "O que acompanharia aquela generosa posta de salmão grelhado?". Era risoto de limão siciliano.

Fotografias produzidas, finalmente chega a hora tão esperada da degustação. O risoto de limão siciliano, refogado na manteiga, com vinho branco, creme de leite e parmesão fazia companhia, em grande estilo, ao salmão grelhado ao ponto, de cor dourada, com a superfície levemente crocante e raspas de limão. Era a estrada para perdição gastronômica. De olhos fechados para se concentrar naquele exuberante sabor, ele se conteve. Ainda viriam outros dois pratos. Até o próximo capítulo!

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Onde tudo acaba em pizza

Não há no mundo um alimento tão popular como a pizza. A redonda é tão democrática que se adaptou a todo tipo de pessoa e ganhou versões light, exótica, doce, vegetariana dentre tantas outras variedades.

E foi pensando na individualidade de seus amantes que o Mr. Lenha preparou um serviço personalizado e inovador para as noites cariocas. De terça a quinta e aos domingos, a partir das 18h, é dada a largada para a Degustação de Pizza.

A Degustação de Pizza consiste em 15 sabores exclusivos disponíveis para sua escolha por um preço único. É para degustar quantas pizzas desejar. Detalhe: tudo preparado, na hora, pelo pizzaiolo, especificamente para cada mesa. Não se trata de rodízio. Você solicita os sabores desejados diretamente ao garçom. E, se preferir, a casa prepara uma sequência especial para a sua mesa. A pizza para a degustação é montada sobre uma massa fininha, bem mais leve, e o recheio vem em porções reduzidas para que você possa experimentar a maior variedade de sabores.

Conheça os sabores e deguste à vontade:

- Mediterrânea
Molho de tomate, conserva de berinjela, abobrinha e pimentão vermelho no azeite extra virgem coberta com parmesão e rúcula.

- Al Capone
Molho de tomate, mozarela, peperoni e orégano.   

- Champignon
Molho de tomate, champignon ao alho e óleo e rúcula.

- Marguta
Molho de tomate, mozarela, peito de peru defumado, legítimo catupiry e alho poró.  

- Genova
Molho de tomate, mozarela, palmito, tomate seco e manjericão.

- Escarola
Molho de tomate, mozarela, calabresa, escarola no azeite e alho e orégano.

- Catupiry Especial
Molho de tomate, mozarela, legítimo catupiry, presunto, ovo e manjericão.

- Alho
Molho de tomate, mozarela e alho torrado.

- Toscana
Molho de tomate, mozarela, calabresa moída e catupiry.

- Zuchine
Molho de tomate, mozarela e fatias de abobrinha no azeite extra virgem e alho cobertas com parmesão.

- Canadense
Molho de tomate, mozarela, lombo canadense, cebola, azeitona preta e manjericão.

- Tonno
Molho de tomate, mozarela, atum, farelos de gorgonzola e orégano.

- Banana
Com ou sem mozarela, banana e canela com açúcar.

- Banana com chocolate
Com ou sem mozarela, rodelas de banana e calda de chocolate.

- Goiabada com requeijão
Com ou sem mozarela, goiabada com legítimo catupiry.

* De terça a quinta, R$19,90 e aos domingo e feriados, R$ 24,90.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Aventura gastronômica - Parte II


Era uma tarde fria, devido a um rigoroso inverno que assolava o Rio de Janeiro. Rigoroso inverno? Bem, para nós, cariocas, sim. O primeiro prato já havia sido fotografado e degustado com muito prazer pelo jornalista. (leia o primeiro capítulo)

A segunda receita se aproximava e, com ela, uma fumaça exalava da comida recém preparada, que despertava os sentidos olfativos do jornalista, que ansiava para devorar mais aquela iguaria. A máquina fotográfica estava preparada para uma sequência de fotos, digo, de tentações. Os cliques disparavam, enquanto ele alternava a posição, cada vez mais encantado.

Por um momento, seus olhos se fixaram na refeição, suas mãos ficaram trêmulas, vê-la já não era o suficiente, o perfume só aumentava o desejo. Ele queria devorá-la. A sessão de fotos finalmente havia acabado. A esperada hora de abocanhar aquela tentação havia chegado.

Uma massa fininha de capellini, preparada de forma artesanal, salteada com frutos do mar e tomates frescos cortados em singelos cubos era um convite irresistível ao pecado da gula. De cara, ele percebeu que ali, naquela receita, havia uma forte influência européia, do mediterrâneo da Itália, para ser mais exato, e com referências brasileiras, é claro. Seria perfeito para uma crítica gastronômica.

E foi lambendo os beiços que ele se despediu dessa maravilhosa receita e se preparou para o terceiro prato. 

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Ela sabe que é gostosa


Eu sou uma pizza deliciosa. Sou sim!
Experimentar-me não tem preço
Sei que tenho meu apreço,
Pois você gosta de mim.
Eu sei que faço delirar.
Sei que você não sai
Sem ao menos me provar.
Perguntei ao forno meu:
Qual alimento é mais gostoso do que eu?
O forno à lenha respondeu
Que mais gostoso do que eu, só eu!
A minha massa é macia e saborosa,
É crocante e bem gostosa.
A minha cobertura
Com queijo, chocolate ou mesmo rúcula,
Manjericão, orégano ou mozarela de búfala,
Leva qualquer um à loucura!
Eu sou a mais conhecida,
Em qualquer lugar do mundo,
Sou a mais querida.
Eu sou e sei que sou
A mais fascinante, a mais deslumbrante e tenho mais sabor.
Eu sei que você me adora,
Pois o meu visual, o meu paladar e o meu aroma
O deixa em estado de coma.
Esta é a minha prova!
Olha eu aí!
Saí do forno!
Cheguei para levantar seu apetite.
Dia 10 de julho é o meu dia
E você vai comemorar comigo.
Admite!

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Aventura gastronômica


Um jornalista especializado em gastronomia veio até aqui no Mr. Lenha para fotografar alguns pratos novos. No início, apresentou uma postura totalmente profissional, própria de quem já havia fotografado uma quantidade enorme de pratos de restaurantes de todos os tipos. Com a máquina fotográfica a postos, se preparou para receber a nossa sequência de pratos.

Veio a primeira receita: um medalhão macio e suculento de filé mignon. O molho roti derramado sobre os pedaços de carne acentuavam o cheiro hipnotizante e, para aguçar o desejo, pimentas verdes davam uma ardência não muito pronunciada. A combinação era perfeita. Mas para ficar ainda mais irresistível, uma massa tagliatelle artesanal com um excêntrico molho de limão siciliano aumentaram o apetite do jornalista.

A postura séria começou a desmoronar, sendo substituída, velozmente, como um tsunami, por um anseio, quase incontrolável, de devorar o prato, que parecia seduzi-lo a cada clicada. A hora da degustação foi celebrada como um gol brasileiro numa final de Copa do Mundo, seguida de uma longa pausa para cair na real. O medalhão parecia manteiga quando a faca cortou o primeiro pedaço. Uma passada no molho roti para atenuar o paladar, somada ao ardor na medida certa da pimenta verde. A massa enrolada no garfo, levada vagarosamente à boca serviu para fechar o caixão. O primeiro prato estava mais do que aprovado.

Chegou a hora do segundo. Mas esse vai ser o próximo capítulo dessa verdadeira aventura gastronômica de um jornalista muito experiente e extremamente profissional, mas que não resistiu aos encantos aqui da casa.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Delicadeza rubra

Vestida com a cor da paixão, dotada de um perfume inconfundível, ela traz em seu invólucro uma pele macia de textura delicada e sadia. É impossível não se encantar com a leveza e o sabor dessa fruta chamada tomate.

Seja na salada, no hambúrguer, in natura, no suco, fatiado, em cubinhos, amassado, em molho ou mesmo para uso medicinal, o tomate se destaca pela versatilidade. Muito utilizado pela culinária mediterrânea, o alimento tem origem peruana e era muito consumido pelos Incas, Astecas e Maias. Mas foi na Itália, sempre na Itália... que o tomate ganhou popularidade.

Aquela fruta vermelha e suculenta é a “mola mestra” de receitas como as tradicionais macarronadas e, é claro, das tão amadas e idolatradas pizzas. O molho de tomate está para a pizza assim como as águas estão para os peixes. Ao vermos o caldo avermelhado derramando sobre a massa crua, exalando aquele perfume, é sinal de que coisa boa virá.

O tomate rodou pelo mundo e foi introduzido, cada vez mais, em receitas de culturas distintas. No Brasil, a fruta aterrissou, em grande estilo, nas nossas deliciosas receitas. Aqui, no Mr. Lenha, tratamos o tomate com o carinho que ele merece.  Faça como São Tomé: venha até aqui para provar e crer nas minhas palavras.