quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Uma deliciosa mistura gastronômica

O glamour com o exótico. O doce com o salgado. O azedo com o amargo. O requintado com o popular. Com amor e criatividade, as misturas de sabores podem ir mais longe do que se imagina. Viaje conosco nesta harmoniosa mescla de sabores.

O ritmo que rege as cozinhas de todo o mundo ditam uma verdadeira miscelânea gastronômica. Pode ser na culinária italiana, francesa, brasileira, japonesa, mexicana, tailandesa, alemã ou chinesa, a mistura gastronômica sempre estará presente nem que seja no menor detalhe.

Essa interação vai muito além da troca de receitas. Há um forte intercâmbio cultural com ingredientes que saem de diversos países e se encontram na cozinha.

Vamos aos exemplos! Que tal a tradicional culinária italiana? As receitas da Velha Bota, consagradas e adoradas pelos quatro cantos, trazem influências dos germânicos, dos bizantinos, dos normandos, dos gregos, dos espanhóis, dos fenícios, dos árabes, dos africanos, dos cartagineses, dos godos e, por fim, dos romanos. Ufa, acabou! E por que não falar da brasileira? Dentre as nossas influências, fomos agraciados com traços da gastronomia africana, portuguesa e indígena! Para ir mais além, fomos nós, brasileiros, que introduzimos a fruta na comida. Uma herança dos índios que se espalhou pelo mundo.  Hoje, até os rígidos e metódicos japoneses colocam fruta na comida. Coisa nossa!

Agora, que tal viajarmos pelo nosso cardápio? Aqui no Mr. Lenha a mistura está presente em grande estilo. Quando se mescla o Brasil com a Itália, o resultado é um delicioso risoto de jabá com jerimum. Mas nós não paramos por aí! Da França, trouxemos o queijo brie para contracenar com o panini, tradicional sanduíche italiano, e com o risoto de camarão. São pratos que fazem da cozinha o ponto de encontro entre culturas, línguas e segredos... culinários, claro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário